SiSU na UFMG

A UFMG participa de uma edição do SiSU, a qual oferta suas vagas nos dois semestres.
Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério único de seleção desde 2014. Assim, os interessados em ingressar na Universidade precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A UMFG não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente na primeira edição do Sistema, exceto para os cursos que exigem teste de habilidade específica ou possuem vestibular específico.

O candidato precisa observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos, já que não é permitido escolher o semestre de ingresso.

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 6 mil vagas para os dois semestres. No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFMG ofertou 6.309 vagas, as quais foram distribuídas em 90 cursos ofertados em Belo Horizonte e Montes Claros.

Do total de cursos que a Universidade oferece, dez não são disponibilizados no SiSU. O ingresso é feito por meio de vestibulares específicos ou que medem a aptidão do estudante para a carreira. 

Cursos da UFMG que não estão no SiSU:

•    Artes Visuais (exige THE)
•    Música (exige THE)
•    Teatro (exige THE)
•    Cinema de animação e Artes Visuais (exige THE)
•    Dança (exige THE)
•    Design de Moda (exige THE)
•    Educação do Campo 
•    Formação Intercultural para Educadores Indígenas 
•    Letras-Libras 

Cotas

Do total de vagas oferecidas pela UFMG, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas.

Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública.

Como entrar na UFMG pelo SiSU

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram o último Enem podem participar do SiSU, desde que não tenham zerado a redação. A UFMG não exige nota mínima para se candidatar.

Os interessados precisam se inscrever no SiSU do primeiro semestre, geralmente em janeiro, no site do Sistema.

Entenda como funciona o SiSU

Ao se inscrever, o sistema automaticamente calcula a média do candidato no Enem. Algumas instituições estabelecem pesos para cada prova do Enem, mas esse não é o caso da UFMG. Todas as provas têm peso 1 em todos os cursos.

A UFMG libera, anualmente, as notas dos aprovados na última posição em cada um dos seus cursos oferecidos no SiSU. Isso permite o candidato analisar suas chances de aprovação. Essa informação está disponível no site ufmg.br/sisu.

Resultado

O resultado da primeira chamada, com aqueles que foram aprovados na UFMG, cabe ao SiSU divulgar em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas. 

Depois da 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFMG deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema, se inscrevendo dentro dos prazos determinados no próprio site do SiSU.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UFMG, em uma página específica na internet, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.