SiSU na UFSCar

Enem é utilizado para ingresso em cerca de 2.900 vagas da Universidade Federal de São Carlos
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é forma de ingresso adotada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. O processo seletivo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é responsável pelo preenchimento de aproximadamente 2.900 vagas em cursos superiores. 

A UFSCar participa apenas do SiSU do primeiro semestre. Os candidatos precisam ter feito o Enem no ano anterior para que possam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, cadastro que é recebido logo depois do resultado do Enem.

Tópicos deste artigo

Notas e Pesos

O candidato que deseja se inscrever no SiSU para a UFSCar não pode ter zerado nenhuma prova do Enem (objetivas e redação). A universidade atribui pesos (importância) para cada área do exame, valor que muda conforme a graduação. 

Veja o exemplo abaixo:

Engenharia Civil - São Carlos/SP
•    Redação: peso 1
•    Linguagens e Códigos: peso 2
•    Ciências Humanas: peso 1
•    Ciências da Natureza: peso 2
•    Matemática: peso 2

O peso de cada área deve ser multiplicado pela nota que o candidato tirou na prova. No caso de Engenharia Civil, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática terão pontuação superior à Redação e Ciências Humanas. 

Os pesos de cada curso da UFSCar estão detalhados no Termo de Adesão ao SiSU. O documento pode ser conferido no site prograd.ufscar.br.

Vagas e Cotas no SiSU

Das 2.900 vagas oferecidas pela UFSCar no SiSU, 1.450 são destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, havendo percentual reservado para cotistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. 

Veja também: Lei de Cotas - o que é?

A Universidade tem oferta de 64 cursos no SiSU. As oportunidades da UFSCar são para os campi São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino. 

Curso que não participa do SiSU

O curso de licenciatura em Música é o único que não tem oferta pelo SiSU. O ingresso é feito em vestibular próprio, seleção que é composta por testes de habilidades específicas aplicados pela UFSCar e aproveitamento das notas do Enem. 

Como participar do SiSU

O SiSU do primeiro semestre, edição da qual a UFSCar participa, abre inscrições em janeiro de cada ano, exclusivamente pela internet. Os candidatos precisam informar o número de inscrição do Enem, CPF e senha da Página do Participante para que possam se cadastrar na seleção. 

O participante pode escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, escolha que pode ser alterada quantas vezes quiser até o último dia de inscrições no SiSU. 

O resultado do SiSU do primeiro semestre é divulgado no fim de janeiro ou início de fevereiro. Os candidatos que não são convocados em nenhuma das duas opções de curso podem manifestar interesse pela lista de espera. 

Após o prazo de manifestação, as instituições recebem a lista de espera e ficam responsáveis pelas chamadas seguintes do SiSU, conforme disponibilidade de vagas.
 
Mais informações podem ser conferidas no site da Prograd da UFSCar.