Whatsapp
Em 14/08/2018 11h15 , atualizado em 14/08/2018 11h15

O que é a nota de corte do SiSU?

Enem

Ficar atento à nota de corte do SiSU pode fazer a diferença para conseguir a tão sonhada vaga em universidade pública Por Silvia Tancredi
Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.

Como calcular a nota de corte do SiSU?

O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos. Entenda mais em: como calcular a média do Enem.

Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de humanas. Além disso, o SiSU também estabelece pesos diferentes para os estudantes que concorrem pelo sistema de cotas. 

Você não precisa se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso. 

Como ver a nota de corte do SiSU?

O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a seleção. Então, com as notas do Exame em mãos, o candidato pode verificar se seu desempenho permite que ele concorra à vaga no curso que deseja.

Saiba como funciona o SiSU 

O prazo de inscrições para o SiSU dura alguns dias. A partir do segundo dia são liberadas as notas de corte parciais para todos os cursos oferecidos nas universidades participantes. O acesso pode ser feito no site do SiSU

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira as universidades que oferecem vagas no SiSU

Os números podem mudar ao longo das inscrições, pois, segundo o MEC, as notas de corte dependem da quantidade de inscritos para cada curso/instituição. Como os dados somente são atualizados uma vez por dia, as notas de corte finais somente são divulgadas no resultado do SiSU.

Importância das notas de corte do SiSU

A nota de corte do SiSU é um dado usado como referência para saber qual a chance do estudante ser selecionado para a vaga de interesse. 

Ao longo do prazo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.

Sendo assim, é importante que o estudante que procura uma vaga em uma instituição pública fique atento às notas de corte do SiSU. Monitorá-las pode fazer diferença no momento da aprovação.

Veja também: não passei no SiSU. E agora?

Confira algumas maiores e menores notas de corte referentes ao SiSU 2018/1:

Medicina
Menor: 753,10 na UFERSA, em Mossoró/RN;
Maior: 884,00 na UFRN, em Caicó/RN;

Direito
Menor: 658,36, na UESPI, em Piripiri (noturno);
Maior: 848,33, na Unifesspa, em Marabá;

Administração
Menor: 563,89, na Unemat, em Tangará da Serra (noturno);
Maior: 775,24, na UFPA, em Belém (vespertino);

Enfermagem
Menor: 629,57, na Unemat, em Diamantino;
Maior: 803,92, na UFPA, em Belém;

Pedagogia
Menor: 522,09, na UFT, em Arraias (noturno);
Maior: 720,02, na UFPA, em Belém;

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba passo a passo como utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, como funciona, as datas, notas de corte, resultado, chamadas e lista de espera.
Clique aqui e saiba como funciona a lista de espera do SiSU. Quem pode participar, como se inscrever e quando ela acontece. A lista de espera do SiSU é enviada para as universidades, que divulgam as chamadas posteriores.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, assinou o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1, por meio do qual deve oferecer 2.893 vagas em cursos de graduação. Em novembro, o MEC divulgou as regras e prazos para a primeira edição do SiSU em 2019.
Confira qual é função do Enem no SiSU e no ProUni, programas do governo para ingresso em instituições de ensino superiores
Saiba todas as informações sobre o SiSU 2018, como inscrições, datas, universidades, vagas, entre outras. O SiSU 2018 do segundo semestre deve começar em junho.
Confira todos os detalhes sobre o SiSU 2019, primeiro e segundo semestre. As datas, como fazer a inscrição, as universidades participantes, as mudanças na lista de espera e muito mais.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou a oferta de 7.842 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Um simulador de notas do Enem para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi lançado nesta quinta-feira, 17 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o SiSU 2019/1 abrem na próxima terça-feira, dia 22.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES