Whatsapp
Em 14/08/2018 11h15 , atualizado em 15/02/2022 11h15

O que é a nota de corte do SiSU?

Enem

Ficar atento à nota de corte do SiSU pode fazer a diferença para conseguir a tão sonhada vaga em universidade pública Por Silvia Tancredi
Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.

Como calcular a nota de corte do SiSU?

O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos. Entenda mais em: como calcular a média do Enem.

Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de Humanas. Além disso, algumas universidades podem conceder bônus para candidatos cotistas.

Você não precisa se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso. 

Como ver a nota de corte do SiSU?

O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a seleção. Então, com as notas do Exame em mãos, o candidato pode verificar se seu desempenho permite que ele concorra à vaga no curso que deseja.

Saiba como funciona o SiSU 

O prazo de inscrições para o SiSU dura alguns dias. A partir do segundo dia são liberadas as notas de corte parciais para todos os cursos oferecidos nas instituições participantes. O acesso pode ser feito no site do SiSU

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira as universidades que oferecem vagas no SiSU

Os números podem mudar ao longo das inscrições, pois, segundo o MEC, as notas de corte dependem da quantidade de inscritos para cada curso/instituição. Como os dados somente são atualizados uma vez por dia, as notas de corte finais somente são divulgadas no resultado do SiSU.

Importância das notas de corte do SiSU

A nota de corte do SiSU é um dado usado como referência para saber qual a chance do estudante ser selecionado para a vaga de interesse. 

Ao longo do prazo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.

Sendo assim, é importante que o estudante que procura uma vaga em uma instituição pública fique atento às notas de corte do SiSU. Monitorá-las pode fazer diferença no momento da aprovação.

Veja também: não passei no SiSU. E agora?

Confira as notas de corte do SiSU de alguns cursos:

Medicina
Cerca de 750 pontos de média

Direito
Cerca de 660 pontos de média

Administração
Cerca de 570 pontos de média

Enfermagem
Cerca de 630 pontos de média

Pedagogia
Cerca de 525 pontos de média

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba passo a passo como utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, como funciona, as datas, inscrições, notas de corte, resultado e lista de espera.
Clique aqui e saiba como funciona a lista de espera do SiSU. Quem pode participar, como se inscrever e quando ela acontece.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, assinou o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1, por meio do qual deve oferecer 2.893 vagas em cursos de graduação. Em novembro, o MEC divulgou as regras e prazos para a primeira edição do SiSU em 2019.
Confira qual é função do Enem no SiSU e no ProUni, programas do governo para ingresso em instituições de ensino superiores
Saiba todas as informações sobre o SiSU 2018, como inscrições, datas, universidades, vagas, entre outras. O SiSU 2018 do segundo semestre deve começar em junho.
Confira todos os detalhes sobre o SiSU 2019, primeiro e segundo semestre. As datas, como fazer a inscrição, as universidades participantes, as mudanças na lista de espera e muito mais.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou a oferta de 7.842 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Fique informado sobre as datas, inscrições, vagas e resultado do SiSU 2022. Sistema vai usar as notas do Enem 2022 para ingresso em cursos superiores gratuitos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES