SiSU na FURG

Instituição utiliza o SiSU como única seletiva e oferece cerca de 2,8 mil vagas em quatro municípios.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul, participa das duas edições anuais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, o sistema é a única forma de seleção utilizada pela instituição.

Quem deseja cursar uma graduação na FURG precisa ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e se inscrever em uma das edições do SiSU.

SiSU 1º semestre: geralmente realizado no final de janeiro
SiSU 2º semestre: geralmente realizado no final de junho ou começo de julho

Tópicos deste artigo

Vagas e Cotas

A FURG oferece cerca de 2,8 mil vagas por ano no SiSU. Porém, quase todas as vagas são oferecidas na edição do primeiro semestre. Na segunda edição ficam disponíveis apenas algumas dezenas de vagas. No SiSU 2020/2, por exemplo, foram oferecidas apenas 30 vagas para Enfermagem.

As vagas da universidade são oferecidas para os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

A FUR|G é uma instituição de ensino federal e atende às exigências da Lei de Cotas. Com isso, 50% das vagas oferecidas em cada curso são reservadas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, com percentual para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Também há vagas específicas para pessoas com deficiência.

Critérios de Seleção

Cada instituição de ensino utiliza critérios particulares para classificar seus candidatos. Na FURG há a exigência de que o candidato tenha nota mínima de 200 pontos na redação e de 120 pontos nas provas objetivas do Enem.

Além disso, para cada curso escolhido pelos candidatos os pesos das notas de cada área de conhecimento do Enem são diferentes. Veja os exemplos abaixo:

Para cursar Direito na FURG as notas das provas de Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias são as mais importantes, com peso 3 na hora de calcular a média. No caso dos candidatos ao curso de Engenharia Bioquímica as notas mais importantes são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que também têm o peso 3.

Saiba como calcular a média do Enem

Os pesos das provas do Enem em cada curso podem ser consultados no Termo de Adesão ao SiSU, disponibilizado no site da FURG antes das inscrições para o sistema abrirem. No documento também é possível conferir todas as vagas oferecidas e a distribuição entre sistema universal e de cotas, as notas mínimas exigidas e a localidade dos cursos.

Resultado 

A liberação dos resultados do SiSU é feita pelo MEC na página do SiSU. Posteriormente, os candidatos convocados devem procurar a FURG para a realização dos procedimentos de matrículas. 

Os estudantes que não são convocados na chamada regular podem se cadastrar na lista de espera do SiSU. A partir daí, os inscritos nessa lista devem acompanhar o site da FURG para a divulgação das demais chamadas.