SiSU na UFCG

Universidade Federal de Campina Grande utiliza o Enem para ingresso nos dois semestres letivos
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em seus cursos superiores desde 2015. O SiSU possui duas edições ao ano, no início de cada semestre, e a UFCG participa de ambas. 

Os candidatos são selecionados pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. A exigência da UFCG é de média de 400 pontos no Enem para que o candidato possa se inscrever no SiSU. 

Todas as provas do Enem (as quatro objetivas e a redação) possuem o mesmo peso no cálculo da média em todos os cursos da UFCG no SiSU. 

Tópicos deste artigo

Vagas e Cotas

A UFCG oferece 3.160 vagas para o primeiro semestre letivo e mais de 1.500 oportunidades no segundo semestre. A oferta de cursos superiores é para Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé, na Paraíba.

Metade das vagas é reservada para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas. Dentro das cotas, há vagas específicas para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Os cursos, vagas, notas mínimas e pesos podem ser consultados no Termo de Adesão ao SiSU. Este documento é divulgado no site do Comprov antes das inscrições para o SiSU abrirem.

•    Cursos que não estão no SiSU

Os cursos de Música, Letras-Libras e Educação do Campo NÃO são oferecidos no SiSU. A UFCG realiza vestibulares próprios para a seleção de tais graduações. Para o curso de Música, por exemplo, a universidade exige um teste de habilidade específica.

Como participar do SiSU?

As inscrições do SiSU são abertas no início de cada semestre, sendo a primeira edição em janeiro e a segunda no final de junho ou início de julho. O candidato deve acessar o site sisu.mec.gov.br, informar o número de inscrição no Enem e a senha de acesso à Página do Participante. 

O SiSU permite ao candidato a escolha de até duas opções de cursos. O participante pode trocar a graduação/turno/instituição e modalidade de concorrência até o último dia de inscrições da seleção.
 
Chamadas

O Ministério da Educação (MEC) divulga apenas uma chamada no site do SiSU. Os candidatos convocados precisam conferir na página a documentação necessária para o registro acadêmico, além de acessar os portais das universidades para que possam ver as orientações de matrícula. 

Candidatos que não forem convocados na primeira chamada podem manifestar interesse na lista de espera do SiSU. A UFCG recebe a lista e realiza as demais chamadas no site da Comprov.