Topo
pesquisar
Em 20/06/2018 09h15, atualizado em 20/06/2018 09h15

Lista de espera do SiSU

Enem

Depois da divulgação do resultado há uma nova oportunidade para os candidatos inscritos no SiSU. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

A Lista de Espera do SiSU é destinada aos candidatos que não foram aprovados na chamada única do Sistema de Seleção Unificada em curso de primeira opção. Trata-se de uma segunda chance, nas quais as vagas que não foram preenchidas ficam à disposição daqueles que ainda não foram selecionados.

O SiSU seleciona, a cada semestre, estudantes para instituições públicas de ensino superior com base nas notas do último Enem realizado. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos, separando a primeira opção. O resultado é divulgado em chamada única e, em seguida, abrem as inscrições para a lista de espera.

Quem pode participar da Lista de Espera do SiSU?

Podem participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram para o SiSU dentro do prazo regular e não foram convocados para a primeira opção de curso. Em geral, o período de inscrições é aberto logo após a divulgação da chamada regular, pela internet.

É importante saber que na lista de espera do SiSU os inscritos concorrem à vaga indicada como primeira opção. Para tanto, depois de divulgada a chamada regular, os estudantes devem acessar a área do candidato, no site do SiSU, e marcar a opção “participar da lista de espera”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos aprovados no curso indicado como segunda opção também podem participar da lista de espera, mesmo tendo realizado matrícula. Em caso de aprovação no curso de primeira opção, deverão cancelar o registro anterior para realizar uma nova matrícula.

Chamadas da lista de espera

Terminado o prazo para participação na lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) repassa a relação de interessados às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Para saber se foi convocado dentro da lista de espera do SiSU, o estudante deve estar atento aos meios de divulgação utilizados pela própria instituição.

Veja também: Não passei no SiSU! E agora?

Os documentos necessários e o prazo para matrículas variam conforme a instituição, por isso, nessa etapa, os inscritos devem ter atenção redobrada para não perder nenhum detalhe. Não há nenhuma convocação para lista de espera por parte do MEC, todas as chamadas serão feitas pelas instituições que ofertam as vagas.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola