Lista de espera do SiSU

Depois da divulgação do resultado há uma nova oportunidade para os candidatos inscritos no SiSU.
Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Lista de Espera do SiSU é destinada aos candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de cursos no Sistema de Seleção Unificada.

Trata-se de uma segunda chance, nas quais as vagas que não foram preenchidas ficam à disposição daqueles que ainda não foram selecionados.

O SiSU seleciona, a cada semestre, estudantes para instituições públicas de ensino superior com base nas notas do último Enem realizado.

Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos. O resultado é divulgado em chamada única e, em seguida, abrem as inscrições para a lista de espera.

Confira: a diferença entre Enem, SiSU, ProUni e Fies

Tópicos deste artigo

Quem pode participar da Lista de Espera do SiSU?

Podem participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram para o SiSU dentro do prazo regular e não foram convocados em nenhuma das opções de cursos.

Até 2018, os aprovados em segunda opção também poderiam participar.

O período de inscrições é aberto logo após a divulgação da chamada regular, pela internet. Para tanto, depois de divulgada a chamada regular, os estudantes devem acessar a área do candidato, no site do SiSU, e marcar a opção “participar da lista de espera”.

Leia: como funciona o SiSU?

Chamadas da lista de espera

Terminado o prazo para participação na lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) repassa a relação de interessados às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes.

Para saber se foi convocado dentro da lista de espera do SiSU, o estudante deve estar atento aos meios de divulgação utilizados pela própria instituição.

Veja também: Não passei no SiSU! E agora?

Os documentos necessários e o prazo para matrículas variam conforme a instituição, por isso, nessa etapa, os inscritos devem ter atenção redobrada para não perder nenhum detalhe. Não há nenhuma convocação para lista de espera por parte do MEC, todas as chamadas serão feitas pelas instituições que ofertam as vagas.