SiSU na Unipampa

Instituição oferece mais de 2,5 mil vagas por ano e participa das duas edições do SiSU.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, participa anualmente das duas edições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), oferecendo oportunidades em diversos cursos para os dois semestres.

São oferecidas cerca de 2,5 mil vagas na Unipampa por meio do SiSU. A maioria é destinada à edição do primeiro semestre, com a oferta de mais de 90% das vagas. O restante fica para a segunda edição.

As vagas são oferecidas nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Sant'Ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Cursos não participantes

A Unipampa não oferece no SiSU vagas para os cursos de educação a distância (EaD) e Licenciatura em Educação do Campo.

Tópicos deste artigo

Cotas

Metade das vagas é destinada aos estudantes de escolas públicas, seguindo a Lei de Cotas, com percentual para pessoas de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

A Unipampa também possui um programa de ações afirmativas que reserva uma vaga de cada curso para candidatos com deficiência e uma vaga para candidatos negros (pretos ou pardos), independente da renda e de onde cursou o ensino médio.

Notas mínimas

Além de ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como exige o Ministério da Educação (MEC), os interessados em ingressar na Unipampa pelo SiSU precisam ter alcançado nota mínima de 300 pontos em todas as provas do Enem.

Para os critérios de classificação a instituição utiliza pesos diferentes para cada área de conhecimento, de acordo com o curso escolhido.

Veja o exemplo: Para o curso de Ciência da Computação, a nota da prova de Matemática é a que tem maior peso (4). Já para o curso de Nutrição todas as provas têm o mesmo peso (1).

Por isso, os candidatos devem consultar o Termo de Adesão ao SiSU, disponibilizado no site da Unipampa, para conferir os pesos das provas do Enem em cada curso.