SISU na UFC

UFC utiliza o SiSU para ingresso em todas as vagas dos cursos de graduação.
Por Érica Caetano

As vagas oferecidas pela UFC através do SiSU destinam-se somente a uma das edições do Sistema.
As vagas oferecidas pela UFC através do SiSU destinam-se somente a uma das edições do Sistema.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Ceará (UFC) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério único de seleção desde 2010, com ingresso em 2011, já com 100% das vagas da graduação presencial. O SiSU usa o desempenho do candidato no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) .

A UFC não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente na primeira edição do Sistema.

O candidato precisa observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos, já que não é permitido escolher o semestre de ingresso.

Possíveis vagas para ingresso no segundo semestre letivo, decorrentes de desistências e cancelamentos formais de matrícula, são ocupadas por candidatos já inscritos, por meio do que a Universidade nomeia como “Banco de Suplentes”.

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 6 mil vagas nos dois semestres. Na última edição do SiSU, a UFC ofertou 6.288 vagas, as quais foram distribuídas em 110 cursos ofertados nas cidades cearenses de Cratéus, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral.

Com exceção do curso de licenciatura em Letras-Libras, todos os demais cursos de graduação presenciais da UFC são ofertados no SiSU. 

A seleção para o curso de Letras-Libras também utiliza a nota do Enem, mas ela é realizada por edital próprio, a fim de priorizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva.

Como participar?

Para participar é preciso fazer as provas do Enem do ano anterior ao que pretende ingressar – por exemplo, se quer entrar na UFC em 2022 é preciso fazer o Enem 2021. Depois, inscreva-se no SiSU do primeiro semestre, no site do Sistema.

A UFC não exige uma nota mínima no Enem para os candidatos se inscreverem, mas é necessário não ter obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Exame, incluindo a redação. 

Também não é possível saber a pontuação necessária para a aprovação em determinado curso com antecedência. Contudo, há a possibilidade de verificar as notas de corte de processos anteriores do SiSU na UFC, que servem somente de referência e em caráter informativo.

Veja as notas de corte dos cursos da UFC no SISU

Cotas

Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas.

Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. 

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

A UFC não adota pesos diferenciados entre as provas do Enem para o cálculo da pontuação do SiSU. Todas as provas têm peso igual.