SiSU na UFMT

A UFMT oferta todas as suas vagas dos dois semestres apenas na primeira edição do SiSU. Frequentemente são ofertadas no SiSU mais de 6 mil.
Por Érica Caetano

Para concorrer às vagas oferecidas pela UFMT o candidato precisa se inscrever no SiSU dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC.
Para concorrer às vagas oferecidas pela UFMT o candidato precisa se inscrever no SiSU dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi uma das primeiras instituições a aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso nos seus cursos de graduação. Em 2009, extinguiu seu vestibular tradicional e passou a selecionar apenas pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A UFMT não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição - para ambos os semestres letivos - são ofertadas somente na primeira edição do Sistema, que recebe inscrições em janeiro, geralmente.

É importante, então, o candidato se atentar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos, já que não é permitido escolher o semestre de ingresso.

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Anualmente, a UFMT oferece cerca de 6 mil vagas para ingresso nos dois semestres. No SiSU 2020/1, por exemplo, a oferta da UFMT foi de 6.098 vagas distribuídas em 115 cursos de graduação nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia e Várzea Grande.

Nem todos os cursos da UFMT estão presentes no SiSU. São eles: 

•    Letras - Espanhol;
•    Letras – Língua e Literaturas de Língua Inglesa.
•    Letras - LIBRAS

O curso de Música é oferecido via SiSU. Contudo, os candidatos também precisam passar pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) para estarem aptos a esta graduação.

Como participar?

As inscrições para o SiSU do primeiro semestre, edição da qual a UFMT participa, inicia seu prazo de cadastro geralmente no mês de janeiro, no próprio site do Sistema.

A UFMT não exige uma nota mínima no Enem para os candidatos se inscreverem, mas é necessário não ter obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Exame, incluindo a redação. 

A Universidade também não adota pesos diferenciados entre as provas do Enem para o cálculo da pontuação do SiSU. 

Cotas

A UFMT também obedece ao que estabelece a Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Além de metade das vagas para estudantes da rede pública, a Universidade  reserva também 10 vagas do curso de Letras-Libras para candidatos surdos.

Neste montante, há ainda vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

Podem concorrer a cotas candidatos que tenham certificação do ensino médio por meio do Enem, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. 

Resultado

O resultado da primeira chamada cabe ao SiSU divulgar em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas. 

Depois da 1ª chamada, o candidato não aprovado que quiser participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFMT deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema.

As chamadas subsequentes realizadas pela Universidade são divulgadas no endereço eletrônico específico da Federal de Mato Grosso para esta seleção, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.