SiSU na UFPel

Interessados em entrar na UFPel precisam fazer o Enem e depois realizar a inscrição no SiSU.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. A instituição participa do SiSU desde a primeira edição, em 2010.

Quem fez as provas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ficar atento aos períodos de inscrição do SiSU, que são abertos pelo Ministério da Educação (MEC), na página do SiSU, duas vezes ao ano. A UFPel participa das duas edições anuais do SiSU.

SiSU 1º semestre: abre inscrições logo depois do resultado do Enem, geralmente em janeiro

SiSU 2º semestre: abre inscrições no final de junho ou começo de julho

Vagas e Cotas

Anualmente, são oferecidas cerca de 3,8 mil vagas na UFPel para o ingresso pelo SiSU. A maioria das vagas é disponibilizada para o primeiro semestre, cerca de 80%.

Entre as vagas oferecidas pela Federal de Pelotas, 50% são reservadas para os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas pública, como determina a Lei de Cotas. Há vagas específicas para estudantes de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, desde que tenham estudado em escola pública. A UFPel também reserva vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Locais dos cursos

Os cursos oferecidos pela UFPel no SiSU ficam localizados nas cidades de Pelotas, Capão do Leão, São Francisco de Paula, Serafina Corrêa, Agudo, Arroio dos Ratos, Hulha Negra, Jaguarão, Novo Hamburgo, Panambi, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Sapucaia do Sul, Cruz Alta, Sapiranga e Santo Antônio da Patrulha.

Tópicos deste artigo

Seleção

Cada instituição de ensino tem seus critérios para selecionar os candidatos no SiSU. Algumas exigem notas mínimas e cobram pesos maiores em algumas áreas de conhecimento. Na UFPel a única exigência é que a nota da redação do Enem não tenha sido zerada.

Para saber todas as informações sobre os cursos e a seleção, o candidato pode consultar o Termo de Adesão ao SiSU, divulgado no site da UFPel antes do período de abertura das inscrições.

Resultado

O MEC divulga o resultado do SiSU na página do programa e informa o período de matrícula. Os aprovados devem efetuar a matrícula na própria UFPel, de forma presencial.

Quem não é convocado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas na inscrição pode se cadastrar na lista de espera do SiSU. Os candidatos da lista de espera devem ficar atentos às chamadas, que serão divulgadas no site da UFPel.