SiSU na UFSM

A UFSM participa das duas edições do SiSU, a qual oferta suas vagas nos dois semestres.
Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde 2016, a maior parte das vagas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou a ser oferecida por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar nos cursos presenciais da UFSM precisam fazer as provas mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois se inscrever no SiSU

A UFSM oferece vagas nas duas edições anuais do Sistema, no 1º e 2º semestres. Alguns cursos são ofertados nas duas edições do SiSU, enquanto outros ofertam vagas apenas no primeiro ou no segundo semestre.

Apenas os cursos na modalidade educação a distância (EaD) e aqueles que exigem a aplicação de teste de habilidade específica (THE), como é o caso dos cursos de Música e Dança, não oferecem vagas no SiSU. 

Em 2020 o MEC alterou as regras do SiSU e passou a permitir cursos a distância. Pode ser que a UFSM inclua seus cursos EaD no sistema em breve.

Tópicos deste artigo

Vagas e cotas

Geralmente, a UFSM oferece cerca de 3,5 mil vagas na edição do 1º semestre. No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFSM ofertou 3.416 vagas, as quais foram distribuídas em 89 cursos presenciais. Já na edição do 2º semestre foram 1.584 vagas distribuídas entre 40 graduações.

Os cursos da UFSM são oferecidos no campus sede, em Santa Maria, e nos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

A UFSM destina metade das vagas para candidatos beneficiados pela Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas, que determina que 50% das sejam reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD).

Inscrições no SiSU

Podem ingressar na UFSM usando o SiSU qualquer estudante que tenha terminado o ensino médio e realizou as provas do último Enem, desde que tenha tirado a nota mínima na redação exigida pelo seu curso e que pode ser vista no Termo de Adesão, já que esta varia de graduação para graduação. 

As inscrições são realizadas diretamente no site do SISU, em janeiro e junho. Quando o candidato realiza a sua inscrição, o próprio sistema automaticamente calcula sua média do Enem.

Entenda como funciona o SiSU

Notas e Pesos

A Universidade também estabelece notas mínimas e pesos diferentes para cada prova do Enem, conforme o curso concorrido. Os pesos podem ser consultados no Termo de Adesão.

Leia também: O que é a nota de corte no SiSU

Para o curso de Medicina, por exemplo, as cinco provas possuem peso um, mas é necessário ter nota mínima de 600 em cada uma delas. 

Resultado

A lista de aprovados na UFSM pelo SiSU é divulgada no próprio site do sistema, o sisu.mec.gov.br. As matrículas são realizadas presencialmente na universidade.

Posterior a 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da Federal de Santa Maria precisa, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SiSU.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UFSM, neste site, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail copa.sisu@ufsm.br e do plantão Tira-Dúvidas. no site do SiSU/MEC.