SiSU na UFPI

A UFPI participa das duas edições anuais do SiSU e oferece mais de 5 mil vagas por ano.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como o principal meio de ingresso em seus cursos de graduação. A instituição participa das duas edições realizadas ao ano.

Quem deseja participar do SiSU deve ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e se inscrever no site sisu.mec.gov.br durante o período estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Tradicionalmente, as inscrições para o SiSU abrem no final de janeiro, logo após a publicação do resultado do Enem, e no final de junho.

Entenda como funciona o SiSU

Seleção

Cada instituição tem seus critérios na hora de selecionar os estudantes pelo SiSU. No caso da UFPI, a nota mínima da redação do Enem deve ser de 450 pontos e nenhuma das áreas de conhecimento da prova objetiva pode ter sido zerada.

Os candidatos devem ter atenção no Termo de Adesão divulgado pela universidade. Nele é possível verificar quais as áreas têm um peso maior no cálculo da média final para o curso desejado. 

O Termo de Adesão costuma ser divulgado no site da UFPI, antes do período de inscrição aberto pelo SiSU.

Veja abaixo o exemplo de pesos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Filosofia.

Arquitetura e Urbanismo
Área de Conhecimento Peso
Redação 3
Ciências da Natureza 4
Ciências Humanas 2
Linguagens e Códigos 5
Matemática 5

 

Filosofia
Área de Conhecimento Peso
Redação 3
Ciências da Natureza 4
Ciências Humanas 5
Linguagens e Códigos 5
Matemática 2

 

Como nos exemplos acima, é possível ver que algumas provas têm mais valor para os cursos. No caso, para quem deseja fazer Arquitetura e Urbanismo, a nota de Matemática é mais importante do que para quem quer fazer Filosofia, que deve ter uma nota melhor em Ciências Humanas.

Resultado

O resultado é divulgado cerca de três dias depois do fim das inscrições, no site do SiSU. Já as matrículas são realizadas pela UFPI, presencialmente e/ou pela internet.

Quem não é aprovado em nenhuma opção de curso no SiSU pode participar da lista de espera. Essa lista é enviada para a UFPI, que fica responsável pela divulgação das próximas chamadas. A UFPI prevê até duas chamadas para as vagas do SiSU.

Tópicos deste artigo

Vagas da UFPI no SiSU

A UFPI disponibiliza, por semestre, o edital com a oferta de vagas da edição do SiSU. Anualmente, a oferta aproximada é de 5 mil vagas, sendo que cerca de 75% são oferecidas para os cursos do primeiro semestre e as demais para o segundo.

As vagas oferecidas pela UFPI são para os cursos de graduação localizados nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Cursos não oferecidos no SiSU

Para os cursos de Artes, Libras e Música não há vagas oferecidas no SiSU. A universidade realiza uma Seleção Especial a partir das notas do Enem e aplicação de testes de habilidades específicas.

Cotas

A distribuição de vagas da UFPI é feita em 50% para a ampla concorrência e 50% para os candidatos que se encaixam na Lei de Cotas. Os cotistas devem ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública e, dentro das cotas, há vagas reservadas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).