SiSU na UFF

Universidade oferece cerca de 9 mil vagas por ano pelo SiSU para diversas cidades do Rio de Janeiro.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como o processo seletivo para o ingresso em todos os cursos da instituição, com exceção de Arquitetura e Urbanismo.

A UFF está presente nas duas edições anuais do SiSU. Para participar, o candidato deve ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no site do SiSU. As inscrições, geralmente, abrem em janeiro e junho.

Tópicos deste artigo

Vagas

A UFF oferece aproximadamente 9 mil vagas por ano no SiSU. A maioria das vagas é disponibilizada para o primeiro semestre do ano. A divisão é de aproximadamente 60% e 40% das vagas para cada semestre. No primeiro semestre também há mais opções de cursos para a escolha dos estudantes.

As vagas oferecidas pela UFF são distribuídas pelos campi de Volta Redonda, Niteroi, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua, Nova Friburgo e Rio das Ostras.

Cursos que não participam do SiSU

Apenas o curso de Arquitetura e Urbanismo não oferece vagas pelo SiSU. Para ingresso neste curso, a UFF avalia os candidatos em processo seletivo específico. Os candidatos são avaliados pelas notas do Enem e pela prova de Habilidades Específicas.

Cotas

A UFF segue a Lei de Cotas e reserva 50% das vagas em cada curso para os candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou concluíram por meio do Enem ou Encceja.

Entre as vagas reservadas para os cotistas da rede pública, há uma porcentagem destinada aos candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência (PcD).

Notas mínimas e pesos

Para concorrer às vagas da UFF pelo SiSU a instituição exige que os candidatos não tenham zerado nenhuma das notas das provas objetivas e nem a redação do Enem. No entanto, o valor mínimo das notas exigidas varia de acordo com a opção de curso escolhida.

Exemplo 1: Quem deseja uma vaga no curso de Engenharia de Agronegócios deve ter nota mínima de 400 pontos em todos as provas do Enem.

Exemplo 2: Já os interessados no curso de Ciência Ambiental devem ter nota mínima de 250 pontos na redação.

A UFF também adota pesos diferentes nas provas do Enem em cada curso. A prova de Matemática tem um peso maior para os cursos de Exatas, por exemplo.

Pesos em Engenharia de Agronegócios

  • Redação: 4
  • Ciências da Natureza: 4
  • Ciências Humanas: 3
  • Linguagens: 3
  • Matemática: 4

Pesos em Ciência Ambiental

  • Redação: 3
  • Ciências da Natureza: 2
  • Ciências Humanas: 4
  • Linguagens: 1
  • Matemática: 1

Para saber todas as informações sobre o curso desejado, o candidato deve acessar o Termo de Adesão da universidade ao SiSU. A UFF divulga este documento no site da Coseac, antes da abertura das inscrições.

Resultado e Chamadas

O resultado do SiSU é divulgado pelo MEC no site sisu.mec.gov.br. Os candidatos que são convocados devem procurar a instituição para realizar os procedimentos de matrícula.

Quem não é convocado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas durante a inscrição precisa se inscrever na lista de espera do SiSU. As inscrições são abertas logo depois do resultado.

A lista de espera é enviada para a UFF, que fica responsável pela divulgação das demais chamadas, também no site da Coseac.