SiSU na UFG

A UFG aderiu ao SiSU em 2014 ofertando todas as vagas dos dois semestres apenas na primeira edição do Sistema.
Por Érica Caetano

Para concorrer às vagas oferecidas pela UFG o candidato precisa se inscrever no SiSU dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC.
Para concorrer às vagas oferecidas pela UFG o candidato precisa se inscrever no SiSU dentro dos prazos estabelecidos pelo MEC.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiu em 2014 extinguir o seu vestibular tradicional e passou a selecionar somente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A UFG não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente na primeira edição do Sistema.

Por isso, o candidato precisa observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos, já que não é permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

Apesar de as universidades federais de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat) já terem sido criadas e separadas da UFG, as vagas para essas unidades ainda são elencadas entre as vagas da Federal de Goiás. 

Portanto, a UFG oferece no SiSU vagas para os cursos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goiás, Catalão e Jataí.

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 6 mil vagas nos dois semestres. Na edição de 2020 SiSU, por exemplo, a oferta da UFG foi de 6.519 vagas distribuídas em 150 cursos de graduação.

Por critérios técnicos da instituição, alguns cursos oferecidos pela UFG não utilizam o SiSU como forma de seleção para ingresso de seus estudantes. 

Os cursos não contemplados por meio do SiSU são:

•    Libras (vagas exclusivas para candidatos surdos - UFGInclui);
•    Licenciatura em Educação no Campo/Regional Goiás;
•    Licenciatura Intercultural;
•    Música (Canto, Composição, Educação Musical, Ensino do Canto, Ensino do Instrumento Musical, Instrumento Musical e Regência;
•    Cursos ministrados na modalidade à distância (EAD).

A seleção de candidatos para os cursos de graduação em licenciatura em Educação Intercultural e em licenciatura em Educação do Campo, respeitadas as especificidades dos respectivos públicos-alvos, avalia as condições e os demais critérios fixados em edital próprio.

A seleção de candidatos para os cursos de graduação que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), como Música, usa a nota do Enem, mas sem aderir ao SiSU. O mesmo vale para os cursos a distância.

Notas e pesos

Para concorrer a um curso da UFG pelo SiSU é necessário se inscrever na edição do primeiro semestre, geralmente em janeiro, no site oficial do SiSU. 

A UFG não exige uma nota mínima no Enem para os candidatos se inscreverem, mas é necessário não ter obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Exame, incluindo a redação. 

A UFG adota pesos diferenciados entre as provas do Enem para o cálculo da pontuação do SiSU. Por exemplo, a prova de Ciências da Natureza tem um peso maior para cursos da área da Saúde, como Medicina.

Os pesos das provas do Enem determinados para cada curso constam no Termo de Adesão, disponível no site sisu.ufg.br.

Cotas

A UFG cumpre o que estabelece  Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. 

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

Resultado

O resultado da primeira chamada cabe ao SiSU divulgar em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas. 

Posterior a 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFG deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema, se inscrevendo dentro dos prazos determinados no próprio site do SiSU.

As chamadas subsequentes realizadas pela UFG são divulgadas no site sisu.ufg.br, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.