SiSU na UFU

UFU participa apenas da edição do primeiro semestre do SiSU, com oferta de mais de 3 mil vagas.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quem deseja estudar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como uma das opções para o ingresso.

A UFU participa somente da edição do primeiro semestre do SiSU, cujas inscrições são realizadas geralmente no final de janeiro, depois do resultado do Enem na página do SiSU. No segundo semestre, a UFU realiza seu vestibular tradicional.

Tópicos deste artigo

Vagas e Cotas

São oferecidas no SiSU cerca de 3 mil vagas para os cursos de graduação da UFU com ingresso no primeiro semestre. Os cursos são oferecidos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

A UFU adota a Lei de Cotas. Com isso, 50% das vagas oferecidas no SiSU são destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O único curso da UFU que não participa do SiSU é a graduação em Música, pois exige Teste de Habilidade Específica (THE). O ingresso no curso de Música é feito exclusivamente pelo Vestibular.

Nota mínima e pesos

Cada instituição de ensino possui seus critérios para a seleção pelo SiSU. No caso da UFU, a única exigência é que os candidatos não tenham tirado nota zero na redação.

A UFU também não adota pesos diferentes para as provas do Enem em seus cursos. Todas as provas (as quatro objetivas e a redação) possuem a mesma importância para o cálculo da média do Enem.

Os candidatos que desejam ter mais informações sobre as ofertas dos cursos podem consultar o Termo de Adesão. Todas as instituições de ensino que participam do SiSU divulgam o documento em seus sites para informar os candidatos sobre as notas mínimas e pesos.

Cursos mais concorridos

Entre os cursos mais disputados da UFU no SiSU estão Medicina e as diversas Engenharias. Os estudantes que buscam uma vaga na UFU podem conferir abaixo as 10 maiores notas de corte no SiSU. Veja:

1º - Medicina: nota de corte acima de 780 pontos
2º - Engenharia de Computação: nota de corte acima de 770
3º - Engenharia Biomédica: nota de corte acima de 770
4º - Engenharia Mecânica: nota de corte acima de 760
5º - Engenharia Aeronáutica: nota de corte acima de 760
6º - Engenharia Mecatrônica: nota de corte acima de 760
7º - Engenharia Química: nota de corte acima de 750
8º - Engenharia Elétrica: nota de corte acima de 750
9º - Engenharia de Controle e Automação: nota de corte acima de 750
10º - Engenharia Civil: nota de corte acima de 750

Resultado

O resultado do SiSU é divulgado pelo MEC e os candidatos aprovados devem procurar a UFU para se informar sobre todo o processo de matrícula. 

Quem não foi convocado na primeira chamada pode se cadastrar na lista de espera do SiSU, no mesmo site onde foram realizadas as inscrições, e acompanhar as convocações que, a partir da segunda chamada, são feitas pelas universidades.