A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2015. Desde então, esse é o único critério de seleção para ingresso nos cursos de graduação presenciais que não exigem provas de aptidão.
Os interessados em estudar na UFPE devem fazer o Enem e se inscrever no SiSU do primeiro semestre, uma vez que a instituição somente oferece vagas nessa edição.
Tópicos deste artigo
Cursos e vagas
No total, a universidade oferece 6.982 vagas por ano, distribuídas desta maneira:
• 3.485 vagas para ampla concorrência
• 3.497 vagas para candidatos que se enquadram nos requisitos exigidos pela Lei 12.711/2012 ou Lei de Cotas
As vagas das cotas são reservadas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas, há vagas para estudantes de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
A UFPE oferece 104 cursos de graduação pelo SiSU, os quais são ministrados nos campi localizados nas cidades de Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Cursos que não entram no SiSU
A UFPE não oferece estes sete cursos pelo SiSU: Dança, Letras Libras, Música (licenciatura, canto e instrumento) e Intercultural Indígena.
Essas carreiras não entram no programa do MEC porque ou exigem testes de habilidades específicas (THE), como Dança e Música, ou possuem vestibulares próprios.
Leia também: o que é Teste de Habilidade Específica (THE)?
Programa de bônus
A UFPE oferece bônus de 10% em cima da média final do Enem para classificação no SiSU a alguns candidatos. Veja quem pode ser beneficiado com o bônus:
1) Interessados no curso de Medicina, ministrado em Recife: é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em Pernambuco e morar no Estado.
2) Candidatos dos demais cursos, oferecidos nas cidades de Caruaru e Vitória): é preciso morar nesses municípios e ter cursado ou concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).
Importante: os candidatos que optarem por usar o bônus não podem se inscrever no SiSU como cotistas e vice-versa. O estudante precisa escolher apenas uma das opções.
Pesos e notas mínimas
Para se inscrever no SiSU é preciso ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. No entanto, a UFPE exige notas mínimas em cada prova do Enem em cada curso.
Por exemplo, o curso de Administração exige as seguintes notas mínimas:
Redação: 400
Ciências da Natureza: 200
Ciências Humanas: 400
Linguagens e Códigos: 400
Matemática: 400
A UFPE também estabelece pesos para cada prova do Enem em cada curso. Por exemplo, a prova de Matemática tem um peso maior para os cursos de Exatas.
As notas mínimas e os pesos são estabelecidos no Termo de Adesão ao SiSU. Este documento é publicado no site da UFPE antes das inscrições para o SiSU abrirem.