Whatsapp
Em 11/08/2020 18h35 , atualizado em 16/08/2020 21h48

SiSU na UFPE

Enem

SiSU é único critério de seleção para ingresso nos cursos da universidade desde 2015 Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2015. Desde então, esse é o único critério de seleção para ingresso nos cursos de graduação presenciais que não exigem provas de aptidão.

Os interessados em estudar na UFPE devem fazer o Enem e se inscrever no SiSU do primeiro semestre, uma vez que a instituição somente oferece vagas nessa edição. 

Cursos e vagas

No total, a universidade oferece 6.982 vagas por ano, distribuídas desta maneira:

•    3.485 vagas para ampla concorrência
•    3.497 vagas para candidatos que se enquadram nos requisitos exigidos pela Lei 12.711/2012 ou Lei de Cotas

As vagas das cotas são reservadas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas, há vagas para estudantes de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A UFPE oferece 104 cursos de graduação pelo SiSU, os quais são ministrados nos campi localizados nas cidades de Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Cursos que não entram no SiSU

A UFPE não oferece estes sete cursos pelo SiSU: Dança, Letras Libras, Música (licenciatura, canto e instrumento) e Intercultural Indígena. 

Essas carreiras não entram no programa do MEC porque ou exigem testes de habilidades específicas (THE), como Dança e Música, ou possuem vestibulares próprios.

Leia também: o que é Teste de Habilidade Específica (THE)?

Programa de bônus

A UFPE oferece bônus de 10% em cima da média final do Enem para classificação no SiSU a alguns candidatos. Veja quem pode ser beneficiado com o bônus:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1) Interessados no curso de Medicina, ministrado em Recife: é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em Pernambuco e morar no Estado.

2) Candidatos dos demais cursos, oferecidos nas cidades de Caruaru e Vitória): é preciso morar nesses municípios e ter cursado ou concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Importante: os candidatos que optarem por usar o bônus não podem se inscrever no SiSU como cotistas e vice-versa. O estudante precisa escolher apenas uma das opções.

Pesos e notas mínimas

Para se inscrever no SiSU é preciso ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. No entanto, a UFPE exige notas mínimas em cada prova do Enem em cada curso.

Por exemplo, o curso de Administração exige as seguintes notas mínimas:

Redação: 400
Ciências da Natureza: 200
Ciências Humanas: 400
Linguagens e Códigos: 400
Matemática: 400

A UFPE também estabelece pesos para cada prova do Enem em cada curso. Por exemplo, a prova de Matemática tem um peso maior para os cursos de Exatas.

As notas mínimas e os pesos são estabelecidos no Termo de Adesão ao SiSU. Este documento é publicado no site da UFPE antes das inscrições para o SiSU abrirem.

Artigos Relacionados
Saiba como usar o Enem para entrar na UFC. Universidade Federal do Ceará participa do SiSU desde 2011.
Saiba como usar a nota do Enem para entrar na UFAL. SiSU é responsável pelo ingresso de quase todos os cursos da Federal de Alagoas.
Entenda como usar as notas do Enem para entrar na UFG. Universidade Federal de Goiás aderiu ao SiSU em 2014. Metade das vagas é para cotistas.
Saiba como usar a nota do Enem para entrar na UFMG. SiSU é responsável pelo ingresso de quase todos os cursos da Federal de Minas Gerais.
Saiba como utilizar as notas do Enem para entrar na UFPB. Quais cursos da UFPB estão no SiSU, como funcionam as cotas, notas mínimas e pesos.
Saiba como usar o Enem para entrar na UFRN através do SiSU. Saiba quais as exigências da instituição e as vagas oferecidas. Conheça também a distribuição para o sistema de cotas.
Veja detalhes sobre a oferta de vagas e cursos da Unifesp no SiSU. Confira também como funcionam as cotas e os cursos que não fazem parte do SiSU.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES