SiSU no IFSP

Instituto somente oferece vagas no SiSU do primeiro semestre. Os interessados concorrem a 5,2 mil vagas.
Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2011 e é uma das instituições que oferecem mais vagas em cursos superiores por meio desse sistema. 

Para se inscrever no SiSU, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior ao de ingresso e não tirar zero na redação.

O IFSP somente oferece vagas no SiSU do primeiro semestre. As inscrições para o sistema podem ser feitas no final de janeiro, depois que saem as notas do Enem. 

Entenda como funciona o SiSU

Tópicos deste artigo

Vagas

No total, o Instituto Federal de São Paulo oferece 5,2 mil vagas, as quais são distribuídas da seguinte forma:

•    2.600 vagas para a ampla concorrência 
•    2.600 vagas ofertadas no Sisu - Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas

As vagas das cotas são reservadas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas, há vagas para estudantes de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O IFSP disponibiliza vagas em 130 cursos superiores ministrados nos campi São Paulo, Votuporanga, Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatuba, Catanduva e Guarulhos.

Também há cursos nos campi situados nas cidades de Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano. 

Cursos que não entram no SiSU

No total, o IFSP não oferece 50 cursos de graduação no SiSU. Entre eles, destacam-se alguns da área de Engenharia, licenciaturas como Matemática, Física e Pedagogia e cursos tecnológicos, como Automação Industrial. 

Esses cursos são ofertados em vestibular por meio das notas do Enem das quatro últimas edições. As inscrições são feitas em junho e a oferta é de 920 vagas. 

Veja todos os cursos que não entram no SiSU

Pesos e notas mínimas

Todos os cursos oferecidos pelo IFSP no SiSU exigem nota mínima de 0,01 em todas as provas do Enem, ou seja, não pode zerar nenhuma prova. No entanto, alguns cursos exigem nota mínima de 200 pontos na redação. São eles:

Campus Cubatão: Automação Industrial, Engenharia de Controle e Automação e Letras-Português.

Campus Campinas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Campus Hortolândia: Engenharia de Controle e Automação

Os pesos das provas do Enem variam conforme a área de cada curso. Por exemplo, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é de Exatas, os pesos são:

•    Redação: peso 5
•    Matemática e Linguagens e Códigos: peso 4
•    Ciências Humanas: peso 3
•    Ciências da Natureza: peso 2

Os pesos específicos para cada um dos cursos do IFSP oferecidos no SiSU podem ser encontrados no Termo de Adesão, no site do instituto.