SiSU na UFAL

A UFAL participa de uma edição do SiSU, a qual oferta suas vagas nos dois semestres.
Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso em 2011. No ano seguinte, passou a oferecer suas vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Assim, os interessados em ingressar na Universidade precisam fazer as provas mais recentes do Enem. 

A UFAL não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente na primeira edição do Sistema. As exceções são os cursos que exigem teste de habilidade específica (THE) e os que possuem vestibular específico, como para cursos oferecidos à distância (EaD).

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 5 mil vagas para os dois semestres. No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFAL ofertou 5.373 vagas, as quais foram distribuídas em 90 cursos ofertados em Maceió, Araparica, Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Rio Largo.

Do total de cursos que a Universidade oferece, dois não são disponibilizados no SiSU. O ingresso para estes é feito por meio de vestibulares específicos ou que medem a aptidão do estudante para a carreira. 

Cursos da UFAL que não estão no SiSU:

•    Música (exige THE)
•    Letras – Libras

Cotas

Do total de vagas oferecidas pela UFAL, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas.

Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública.

Como entrar na UFAL pelo SiSU

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram o último Enem podem participar do SiSU, desde que não tenham zerado a redação. A UFAL não exige nota mínima para se candidatar.

Os interessados precisam se inscrever no SiSU do primeiro semestre, geralmente em janeiro, no site do Sistema.

Entenda como funciona o SiSU

Ao se inscrever, o sistema automaticamente calcula a média do candidato no Enem. Algumas instituições estabelecem pesos para cada prova do Enem, mas esse não é o caso da UFAL. Todas as provas têm peso 1 em todos os cursos.

Notas de corte Medicina

Os cursos da UFAL que exigem maior média no Enem são os de Medicina, na categoria ampla concorrência. No SiSU 2020/1, a nota de corte do curso de Medicina no campus Arapiraca estava entre as 20 maiores no país.

Nota de corte Medicina Arapiraca: 821,13

Nota de corte Medicina Maceió: 781,50

Leia também: O que é a nota de corte no SiSU

Resultado

O resultado da primeira chamada, com aqueles que foram aprovados na UFAL, cabe ao SiSU divulgar em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas. 

Depois da 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFAL deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UFAL, no site da Copeve, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.