SiSU na UFRN

O SiSU é o principal meio de ingresso na UFRN e oferece cerca de 7 mil vagas por ano.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para quem deseja entrar em um curso de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é obrigatório. A única seletiva da instituição é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O SiSU foi adotado como seletiva única da universidade em 2013, tendo como exceção apenas o ingresso nos cursos que exigem Habilidades Específicas. São eles: Dança, Música e Teatro.

Tópicos deste artigo

Inscrições

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Site do SiSU, geralmente me janeiro. Podem se inscrever os estudantes que fizeram as provas do último Enem e não zeraram a redação.

Vagas

O SiSU é realizado duas vezes ao ano, no entanto, desde 2015, as vagas da UFRN para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano são todas oferecidas na edição do SiSU do primeiro semestre. Neste caso, a UFRN não participa do programa no segundo semestre do ano.

A UFRN oferece aproximadamente 7 mil vagas no SiSU. A maioria é distribuída no primeiro semestre, cerca de 70%, e 30% para o segundo.

As vagas são distribuídas para os campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba.

Pesos

Para o ingresso na UFRN, são exigidas notas mínimas nas provas e há pesos diferenciados para a composição da nota final de acordo com a área dos cursos. Veja:


Depois de realizarem a inscrição, os estudantes devem acompanhar diariamente as notas de corte para verificar se estão com pontuação suficiente para ingressar em uma das opções de curso escolhida.

Entenda como funciona o SiSU

Bônus e Cotas

A UFRN reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, como prevê a Lei de Cotas. Dentro das cotas, há vagas reservadas para pessoas de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Como política de ação afirmativa, a UFRN também oferece um bônus do Argumento de Inclusão Regional. A bonificação é de 20% na média do Enem. Podem utilizá-lo os estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio integralmente em escolas públicas ou privadas das seguintes regiões: 

Borborema Potiguar-RN, Seridó Ocidental-RN, Seridó Oriental-RN, Agreste Potiguar-RN, Angicos-RN, Serra de Santana-RN, Vale do Açu-RN, Catolé do Rocha-PB, Curimataú Ocidental-PB, Curimataú Oriental-PB, Patos-PB, Seridó Ocidental Paraibano-PB, Seridó Oriental Paraibano-PB ou Sousa-PB.

Os candidatos que se enquadram nos requisitos para serem beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional como da Lei de Cotas poderão optar por apenas uma dessas ações afirmativas.

Resultado

O SiSU divulga apenas uma chamada regular em seu site. As demais chamadas são realizadas pelas próprias universidades, após cadastro em lista de espera.

  • 1ª chamada: É o resultado divulgado pelo SiSU. Os selecionados devem fazer o cadastramento e matrícula junto à UFRN. Quem não for aprovado deve se inscrever em lista de espera.
  • Demais chamadas: Com base na lista de espera fornecida pelo SiSU, são convocados candidatos em número superior ao número de vagas que não foram preenchidas na chamada anterior e ocupam as vagas os candidatos mais bem classificados que comparecerem ao cadastramento. Se houver mais candidatos convocados do que o número de vagas existentes, os demais ficarão em um cadastro de reserva para o caso de vagas remanescentes.

Saiba mais no Site da UFRN.