SiSU na UFV

Seleção preenche mais de 3 mil vagas no primeiro semestre, metade para cotistas
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a forma de ingresso dos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A avaliação dos candidatos é feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente.

A UFV participa apenas do SiSU do primeiro semestre, edição que recebe inscrições no fim de janeiro. A universidade exige nota acima de zero na redação do Enem, mas não há pontuação mínima para as provas objetivas do exame.

O peso (importância atribuída a cada área) é 1 para a maioria dos cursos da instituição. Engenharia Ambiental é uma das exceções, já que a prova de Matemática tem peso 2 e as demais 1, ou seja, a nota que o candidato tiver em Matemática será multiplicada por 2, enquanto a multiplicação do restante será por 1. Os pesos podem ser vistos no termo de adesão, documento que é divulgado no site www2.pse.ufv.br.

Tópicos deste artigo

Vagas e Cotas

A UFV oferece mais de 3 mil vagas em 67 cursos superiores. A oferta da universidade é para ingresso no primeiro semestre letivo e as oportunidades são para os campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

A universidade destina 50% de suas vagas para a Lei de Cotas. As oportunidades são para estudantes que cursaram todo o ensino médio escolas públicas, incluindo reserva para alunos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As vagas por curso, modalidade de concorrência (sistema universal ou cotas) e campus de oferta podem ser consultadas no Termo de Adesão ao SiSU, documento que é publicado no site www2.pse.ufv.br.

Como participar do SiSU para a UFV?

O Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições do SiSU semestralmente. No caso da UFV, os candidatos devem se inscrever somente na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada, em janeiro, após a divulgação do resultado do Enem.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site sisu.mec.gov.br, informando o número de inscrição no Enem e a senha de acesso utilizada na Página do Participante (site do Enem). O próprio sistema localiza as notas do participante e os pesos (se existentes) são aplicados no momento em que o estudante se candidata a um curso.

Veja como calcular a média do Enem

O candidato pode escolher até duas opções de cursos, por ordem de preferência. É possível colocar dois diferentes cursos da UFV para concorrer. Qualquer alteração na escolha de graduação, turno ou modalidade de concorrência pode ser feita até o último dia de inscrições do SiSU.

Resultado e Lista de Espera

O MEC realiza somente uma chamada regular do SiSU pelo site. Os convocados devem conferir na página a documentação de matrícula necessária e acessar a página da UFV para confirmar os procedimentos e horários do registro acadêmico.

Os inscritos que não são chamados em nenhuma das duas opções de curso têm a lista de espera do SiSU como possibilidade de serem convocados posteriormente, sendo a manifestação de interesse pelo site da seleção. A relação dos candidatos é utilizada pela UFV e demais universidades para o preenchimento de vagas nas chamadas posteriores.