SiSU na UFRPE

UFRPE seleciona os candidatos apenas uma vez no ano pelo SiSU com vagas nos dois semestres.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como único processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação da instituição.

Quem deseja ingressar na UFRPE deve ter feito a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever na página do SiSU. A universidade oferece vagas somente na primeira edição do sistema, em janeiro, mas o ingresso é para os dois semestres. 

A UFRPE oferece 59 cursos de graduação no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), de Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), em Pernambuco.

Tópicos deste artigo

Vagas e cotas

São oferecidas anualmente cerca de 4 mil vagas no SiSU para ingresso na UFRPE. As vagas são divididas para os dois semestres do ano, sendo a maioria delas ofertadas para o primeiro semestre.

Na UFRPE são atendidas as exigências da Lei de Cotas. Com isso, a instituição reserva metade das vagas para os candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com porcentagem para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Pesos e notas mínimas

Para ser selecionado em um dos cursos da UFRPE, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem. A universidade não estabelece notas mínimas para concorrer nos seus cursos.

Os concorrentes devem ficar atentos às provas do Enem que têm um peso maior no cálculo da média final para o curso de interesse. Os pesos das provas do Enem em cada curso estão disponíveis no Termo de Adesão, documento divulgado no site da UFRPE antes das inscrições para o SiSU abrirem.

Por causa da existência de pesos diferentes para as provas do Enem, o sistema calcula a média ponderada do candidato. Veja o exemplo abaixo:

Administração
Área de Conhecimento Peso Nota do Candidato
Redação 2 800 (x 2 = 1.600)
Ciências da Natureza 1 640 (x 1 = 640)
Ciências Humanas 2,5 640 (x 1 = 640)
Linguagens e Códigos 3 730 (x 3 = 2.190)
Matemática 3,5 730 (x 3 = 2.190)
Total 12 7.330 divide por 12
Média de 610,83

 

Em Administração, por exemplo, as provas de Matemática e Linguagens e Códigos têm maior importância. Já em Zootecnia, as provas com maior peso são Ciências da Natureza e Matemática.

Entenda como calcular a média do Enem

Resultado

A primeira chamada é divulgada no site do SiSU, cerca de três dias depois das inscrições encerrarem. A matrícula é realizada na UFRPE, presencialmente ou pela internet.

Os candidatos não aprovados podem se inscrever na lista de espera do SiSU. Essa lista é enviada para a UFRPE, que fica responsável por divulgar as próximas chamadas em seu site.