SiSU na UESPI

A UESPI participa de uma edição do SiSU, a qual oferta suas vagas nos dois semestres.
Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os interessados em ingressar nos cursos presenciais da UESPI precisam fazer as provas mais recentes do Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a única forma de ingresso na UESPI desde 2013.

A Universidade não participa da segunda edição do SiSU e grande parte das vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente na primeira edição do Sistema. 

Apenas os cursos na modalidade educação a distância (EaD) da UESPI ou que não estão em funcionamento não oferecem vagas no SiSU. 

Tópicos deste artigo

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas quase 4 mil vagas para os dois semestres. No SiSU 2020/1, por exemplo, a UESPI ofertou 3.460 vagas, as quais foram distribuídas em 91 cursos presenciais ministrados em seus 12 campi situados em Teresina (Poeta Torquato Neto, Clóvis Moura e Centro de Ciências de Saúde), Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. 

Como falamos anteriormente, nem todos os cursos da UESPI oferecem vagas todos os anos pelo SiSU. A relação de cursos da UESPI que não participam pode ser vista no Termo de Adesão, documento divulgado antes das inscrições para o SiSU.

Cotas

Do total de vagas oferecidas pela UESPI por curso e turno, 30% são reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas, em decorrência do disposto na Lei Estadual nº 5.791, de 19 de agosto de 2008.

São considerados cotistas os estudantes que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública. Entre as vagas reservadas, metade é para candidatos autodeclarados negros.

Inscrições no SiSU

Podem ingressar na UESPI usando o SiSU todo e qualquer estudante que tenha terminado o ensino médio e realizou as provas do último Enem, desde que tenha tirado nota mínima de 20 pontos na redação.

É preciso se inscrever no SiSU do primeiro semestre, que geralmente inicia as inscrições no mês de janeiro, no site do Sistema.

Entenda como funciona o SiSU

Quando o candidato realiza a sua inscrição, o próprio sistema automaticamente calcula a média do participante no Enem. 

Leia também: O que é a nota de corte no SiSU

Pesos

A Universidade também estabelece pesos diferentes para cada prova do Enem, conforme o curso concorrido. Os pesos podem ser consultados no Termo de Adesão.

No curso de Medicina, por exemplo, as provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza possuem maior importância. Veja:

Linguagens e Códigos: peso 5
Redação: peso 3
Ciências Humanas: peso 2
Ciências da Natureza: peso 5
Matemática: peso 3

Resultado

A lista de aprovados na UESPI pelo SiSU é divulgada no próprio site do sistema, o sisu.mec.gov.br. As matrículas são realizadas presencialmente na universidade.

Posterior a 1ª chamada, o candidato não aprovado que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UESPI precisa, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UESPI, neste site, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.