O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é realizado uma vez por ano e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU é exclusivo para participantes de, pelo menos, uma das últimas três edições do Enem que não tiveram nota zero na redação.
Muitos estudantes têm dúvidas para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como funciona o SiSU e como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.
Datas do SiSU 2026
Veja o cronograma do SiSU 2026:
-
Inscrições: 19 a 23 de janeiro
-
Resultado: 29 de janeiro
-
Matrículas: a partir de 2 de fevereiro
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
O edital do SiSU 2026 está disponível e conta com as regras e orientações de como funciona o processo seletivo.
Passo a passo de como fazer a inscrição no SiSU
Confira o passo a passo de como se inscrever no SiSU 2026:
1 - O aluno terá que acessar a página do SiSU no portal único de acesso ao Ensino Superior com os dados da conta gov. O sistema estará disponível entre o dia 19 de janeiro até as 23h59 do dia 23 de janeiro.
2 - Utilize os dados de acesso da conta gov.br para entrar no sistema de inscrição do SiSU.

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.
4 - Selecione a modalidade de concorrência. A maior parte das instituições possui sistema de cotas. Veja em qual modalidade você se encaixa e clique em "Escolher esta modalidade".
5 - Veja os documentos necessários para matrícula. Cada modalidade de concorrência possui uma relação de documentos exigidos para matrícula. Providencie todos os documentos até o dia da matrícula.
6 - Repita o procedimento para escolher o curso de segunda opção. Você pode alterar os cursos até o último dia de inscrição.
ATENÇÃO: os candidatos aprovados para qualquer uma das opções de curso não poderão participar da lista de espera, mesmo que não façam matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.
Notas de corte SiSU
Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados.
No dia seguinte, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas.
Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.
As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de Linguagens e Códigos do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para as de Engenharia. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.
Leia mais: Entenda como funciona a nota de corte do SiSU
Resultado do SiSU 2026
O resultado do SiSU 2026 (chamada regular) será divulgado no dia 29 de janeiro. As matrículas serão feitas a partir de 2 de fevereiro.
Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso poderão participar da lista de espera do SiSU. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser.
Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
Mais informações podem ser consultadas na página do SiSU no Portal Único.


