Whatsapp
Em 25/01/2019 11h42 , atualizado em 04/05/2021 11h22

Como funciona o SiSU

Enem

As inscrições para o SiSU 2021 do segundo semestre serão realizadas de 3 a 6 de agosto, com oferta de vagas em cursos presenciais e a distância Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) funciona duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação.

Muitos estudantes têm dúvidas para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como funciona o SiSU e como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.

Veja o cronograma do SiSU do 2º semestre de 2021:

  • 3 a 6 de agosto – Período de inscrição
  • 10 de agosto – Resultado da chamada única
  • 11 a 16 de agosto – Período para matrícula dos selecionados em chamada única
  • 10 a 16 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera
  • 18 de agosto – Disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes
  • 19 de agosto – Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera

Observação: As imagens utilizadas para as instruções são do SiSU do 1º semestre de 2021, já que a página do segundo semestre não está disponível ainda.

1 - O aluno terá que acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2020. O sistema estará disponível entre o dia 3 de agosto e 23h59 do dia 6 de agosto.

Página inicial do SiSU

2 - Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

Estudantes precisam confirmar o celular e e-mail

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

Clique na imagem para ampliar

4 - Selecione a modalidade de concorrência. A maior parte das instituições possui sistema de cotas. Veja em qual modalidade você se encaixa e clique em "Escolher esta modalidade".

Clique na imagem para ampliar

5 - Veja os documentos necessários para matrícula. Cada modalidade de concorrência possui uma relação de documentos exigidos para matrícula. Providencie todos os documentos até o dia da matrícula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Clique na imagem para ampliar

6 - Repita o procedimento para escolher o curso de segunda opção. Você pode alterar os cursos até o último dia de inscrição.

ATENÇÃO: os candidatos aprovados para qualquer uma das opções de curso não poderão participar da lista de espera, mesmo que não façam matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.

Clique na imagem para ampliar

Notas de corte SiSU

Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados.

No dia seguinte, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.

As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de Linaguagens e Códigos do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para as de Engenharia. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

Às 23h59 do dia 6 de agosto o sistema será fechado definitivamente.

Resultado SiSU

O resultado do SiSU 2021/2 (chamada regular) será divulgado no dia 10 de agosto, com matrícula on-line entre os dias 11 e 16 de agosto nos sites das instituições;

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso poderão participar da lista de espera do SiSU. O cadastro poderá ser feito entre os dias 10 a 16 de agosto. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser a partir do dia 17 de agosto.

Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.

Site do SiSU: sisu.mec.gov.br

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Matrículas serão entre os dias 5 e 9; inscrições para a lista de espera começam hoje.
PSS foi extinto em reunião realizada ontem; nos cursos EaD seleção será pelo Enem.
Instituto informou que a partir de 2014 ingresso nos cursos superiores será pelo SiSU.
O Brasil Escola conta com diversas opções para você que deseja aproveitar as férias para se preparar para o Enem e os Vestibulares. Confira!
A partir desta quinta-feira, 23 de junho, começam as chamadas da lista de espera do SiSU 2016/2.
Instituições com vagas remanescentes farão convocações através de seus sites.
Não há limites de convocações, que serão realizadas somente no site das instituições.
Prazo segue até terça-feira; inscrições para a lista de espera já são recebidas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES