Em 04/09/2020 18h25 , atualizado em 04/09/2020 18h27

SiSU no IFCE

Enem

Instituto oferece mais de 5 mil vagas pelo SiSU e participa das duas edições do ano. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) participa das duas edições anuais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), oferecendo vagas para os cursos de graduação nos dois semestres do ano.

Para participar do SiSU, os interessados devem ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. A inscrição é feita gratuitamente no site do SiSU, em janeiro e junho, geralmente.

Vagas e Cotas

O IFCE oferece cerca de 5,5 mil vagas por ano no SiSU. As vagas são divididas para os dois semestres, mas a maioria das oportunidades é disponibilizada na edição do primeiro semestre. São aproximadamente 3,3 mil vagas no primeiro período e 2,2 mil, no segundo.

No instituto é utilizada a Lei de Cotas, que garante 50% das vagas para os candidatos  que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, há percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

As vagas oferecidas no IFCE pelo SiSU são apenas para os cursos de graduação presencial. Os cursos de ensino a distância (EaD) possuem processo seletivo específico.

Os cursos de graduação do IFCE estão localizados nos seguintes municípios: Fortaleza, Acaraú, Acopiara, Jaguaribe, Paracuru, Canindé, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Cedro, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Maranguape, Sobral, Tianguá, Iguatu, Quixadá, Baturité, Camocim, Tauá, Tianguá, Umirim, Canindé, Caucaia, Maracanaú, Boa Viagem e Ubajara.

Notas mínimas e pesos

Apesar da plataforma do SiSU ser de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), são as instituições de ensino que definem os critérios que vão utilizar para selecionar seus candidatos.

No caso do IFCE, a principal exigência é que os candidatos não tenham zerado nenhuma das provas do Enem. No instituto, os pesos exigidos nas provas do Enem para cada curso também são diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja um exemplo:

Quem deseja ingressar no curso de Química precisa obter uma nota melhor na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que tem o maior peso na hora de calcular a média. No caso do curso de Letras (Português e Inglês), a nota com maior peso é na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Nos critérios do IFCE, os pesos exigidos nos cursos também podem variar de acordo com o campus. Ou seja, um mesmo curso oferecido em mais de um campi pode ter pesos diferentes em cada campus.

Para saber os pesos das provas do Enem estabelecidos para cada curso, o candidato deve consultar o Termo de Adesão ao SiSU do IFCE. Este documento é disponibilizado no site da instituição, antes das inscrições para o SiSU começarem.

Resultado

Quando o MEC libera o resultado do SiSU, os aprovados devem procurar o IFCE para a realização da matrícula. Todo o processo de matrícula, documentação e demais prazos são de responsabilidade da instituição.

Quem não foi convocado na primeira chamada deve se cadastrar na Lista de Espera do SiSU. Porém, as chamadas subsequentes não são mais realizadas pelo MEC, e os candidatos da lista devem acompanhar as convocações junto ao IFCE.

  • Relacionados
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES