No dia 25 de fevereiro mais de 100 ciclistas faziam um passeio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pelo uso de bicicletas no trânsito. Ironicamente, elas foram vítimas de um atropelamento onde muitos se machucaram. As imagens do acidente chocaram o país.
O atropelador, que no momento do acidente estava acompanhado do filho de 15 anos, declarou que foi legítima defesa, pois segundo ele, os ciclistas queriam lincha-lo. A sua prisão já foi decretada e ele está sendo acusado de homicídio doloso, quando há intenção de matar, e duplamente qualificado, por ser um motivo torpe e sem chance de defesa.
Após esse atropelamento, muitos protestos pacíficos foram feitos pelo país em solidariedade às vítimas, por justiça e pela paz no trânsito. Paz essa que a cada dia parece mais difícil de ser conseguida, visto que acidentes, perseguições, discussões e brigas sempre acontecem, sendo que a maioria pode ser evitada, resolvida com educação e diálogo.
A proposta para o Banco de Redações desse mês é criar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas ideias e opiniões sobre: “A violência no trânsito tem solução?". A redação pode ser em forma de artigo de opinião ou narração. Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Proposta 1 – Artigo de Opinião:
Quem optar por essa proposta deve escrever um texto argumentativo no qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser sustentada por argumentos e sugestões, se houver.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero argumentativo!
Proposta 2 – Narração:
Aquele que escolher esse gênero deverá criar uma história na qual haja um acontecimento que desencadeie essa reflexão. O desfecho dessa narrativa deve expor a sua conclusão acerca desse tema.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero textual!
As redações podem ser enviadas até o dia 25 de março. Já as notas serão divulgadas aqui no dia 03 de abril.
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login; depois é só colar o texto na parte inferior desta página. Para saber mais, clique aqui.
Enviou seu texto no mês de fevereiro? Acesse as correções aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.
Redações corrigidas