Nos primórdios o homem não tinha meios para se locomover. A pressa de chegar não existia, pois não havia motivos para chegar a algum lugar de maneira apressada, já que nem lugar para ir existia.
Com o advento da invenção da roda, o homem foi civilizando-se, e por ter meios de ir, criou aonde ir. Esse criar lugares para onde ir, também o afetou, mas não civilizadamente, pois passou a ter pressa de chegar lá, passou a querer levar vantagens em seus semelhantes para chegar primeiro e começou com uma espécie de volencia urbana que o homem não conhecia.
Ainda hoje não se conhece as verdadeiras razões pela qual alguém queira chegar primeiro, em uma disputa inexistente e sem troféu na chegada. Ainda hoje são obscuras as intenções daqueles que se arriscam para chegar antes de ninguém, em um lugar onde provavelmente, por chegar cedo demais, vai acabar tendo de esperar algum tempo.
A violência gerada por essa corrida desnecessária, onde as vidas não tem valor maior que simples obstáculos na estrada, acaba causando danos irreparáveis para diversos segmentos da sociedade. O homem tornou-se a máquina que criou. Não pensa, não raciocina, não ama, não sente,não vê, não enxerga. Em sua longa disputa pelo pódio solitário, passa por cima de direitos, de sonhos e de vidas que muitas vezes não podem voltar.
Uma educação nas bases da sociedade, um código de transito mais rígido, multas mais pesadas e maior fiscalização por parte das autoridades, além de medidas bem mais drásticas, como a tomada da carteira de habilitação e a reciclagem de motoristas, creio que seriam as maneiras mais eficientes para o combate a esse transito assassino, cruel, impiedoso e inescrupuloso. A violência no transito é uma ferida que não pode ser cicatrizada, apenas amenizada. A não ser que voltemos aos primórdios, e ao invés de inventarmos a roda, criássemos primeiro um manual de boas etiquetas e amor ao próximo.
Comentários do corretor
ORTOGRAFIA
CUIDADO COM A COESÃO
COMENTÁRIO
Apresente o tema proposto logo no início da sua produção. Focando o tema, faça uma análise crítica do mesmo, com argumentos consistentes, fortes, reais e persuasivos. Cuidado com o famoso “falou, falou e não disse nada”. Leia mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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