Nas grandes cidades há dificuldades no trânsito por conta do grande número de carros e da má estruturação e planejamento das metrópoles. Há dificuldades também pela violência cada vez mais comum no trânsito gerada pela impaciência, imprudência e perca de respeito tanto aos outros cidadãos como as leis a qual estão submetidos.
A sociedade precisa de educação no trânsito. Mas também não adianta só ter conhecimento sobre as leis de trânsito se não cumpri-las. É necessária uma fiscalização mais rígida para com esses condutores imprudentes encontrados dirigindo nas ruas e estradas. Os acidentes são causados basicamente por infrações e falta de conhecimento tanto em relação às leis quanto ao perigo ao qual estão sujeitos.
O governo brasileiro aprovou recentemente a “lei seca” a qual consiste basicamente em punição e multas aos motoristas que dirigem tendo ingerido bebida alcoólica. O país está em fase de adaptação a essa lei, pois muitos condutores ainda insistem em desrespeitá-la sem se importar com as conseqüências. Infelizmente ainda é comum o grande número de infrações, ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, avanço no sinal vermelho, estacionar em local proibido, entre muitos outros tão comuns no trânsito brasileiro.
Esse tipo de violência envolve fatores que fazem parte da formação de bons condutores, como a educação, a paciência, o autocontrole e respeito ao próximo. Falta organização e a atitude de cobrar o cumprimento das leis. No momento em que houver essa iniciativa de buscar mudanças, sem sombra de dúvidas, será um grande passo para o bom funcionamento da rede de justiça. Em suma, a educação e o respeito são essenciais para o processo de conscientização e prudência no trânsito.
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COMENTÁRIO
Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção. O tema em questão abre caminhos para outros debates que não foram explorados por você. Saia do senso comum. Leia mais! Você é capaz de fazer uma produção mais crítica e persuasiva.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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