TPM x disciplina - Banco de redações


Violência: lado a lado com o trânsito

Enviada em: 20/03/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Trim, trim". O despertador do celular toca. "Ah! Mas é domingo". Não tem jeito, tenho que me levantar porque o dia será cheio. A chuva fina também não ajuda muito e digamos que hoje não é o melhor dia para ir ao cinema ver uma comédia romântica. Mas fazer o que? Já está marcado.

-Tarefas, tarefas. Cansam, acabam com as unhas e ainda gastam tempo! - Sim, eu resmungo enquanto trabalho - Nossa! Já são dezoito horas! Tenho que correr porque com essa chuva o trânsito deve estar aquela "belezura"!

-Sim. Já estou saindo. Pode deixar que eu te busco no caminho. Aonde? Ah sim! Em frente ao posto. Não se atrase, hein! A sessão começa às dezenove horas. Beijo, Rachel. Tchau. - E desligo o celular. Entro no carro. "Não tem problema ignorar o cinto de segurança. É só hoje mesmo"! Passo um batom no meio do caminho e pronto! Chegarei a tempo.

Ah! Não acredito! Estou muito atrasada e ainda tenho que esperar esse "motorista-tartaruga" da frente. Rachel não para de me ligar. Já estou perdendo a paciência.

- "Ei"! Anda logo! - grito. Espero que também não seja surdo. - Não quero nem saber. "Pé no acelerador"! - Um tempo depois, "Boom".

Só me faltava essa! Bati no carro da frente. Era uma mulher com muito jeito de metida. - "Quem mandou ser lenta desse jeito?" - fiz um escândalo. O quê? É a minha chefe do trabalho!Ah não!

E a minha tarde - que deveria acabar bem divertida - termina na delegacia. Será que não é melhor chegar atrasada de vez enquando?

Comentários do corretor


PARA FORMAR UM DIÁLOGO NA FORMA DIRETA, USE PARÁGRAFO E TRAVESSÃO PARA SEPARAR AS FALAS DEIXANDO CLARO QUEM É O INTERLOCUTOR

EM QUANDO

QUÊ

COMENTÁRIO

Revise como fazer um texto narrativo, principalmente no que diz respeito aos diálogos. Seu texto está confuso. Além disso, onde está a análise crítica sugerida na proposta? Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo e crítico. Leia mais!



Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente