As diferenças individuais garantem a diversidade nas maneiras de enxergar e interpretar situações cotidianas. O choque entre duas opiniões é o suficiente para suscitar atritos interpessoais e gerar um velho problema social: a violência. E o trânsito, um dos maiores pontos de junção entre os diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade, tem sido um frequente cenário deste antigo problema, gerando a violência no trânsito.
A violência no trânsito é freqüentemente motivada pelo não cumprimento do código de trânsito brasileiro, que prevê o comportamento e as ações consideradas corretas para todos os elementos do trânsito. Logo, atitudes insensatas oriundas da impaciência, demonstrações de superioridade e falta de cortesia são fatores normalmente responsáveis pela agressividade, que acaba culminando na violência.
Há algo que é indiscutível: a violência no trânsito tem solução. Mas, para que isso ocorra, é essencial focar em políticas de incentivo à educação no trânsito: aperfeiçoar o ensino nas auto-escolas de forma a direcionar o aprendizado para um convívio social de maior qualidade, promover campanhas de divulgação do código brasileiro de trânsito à população e fortalecer a fiscalização do trânsito. Tais medidas, se aplicadas, seriam eficazes e interessantes para combater a violência no trânsito.
Comentários do corretor
CUIDADO COM A REPETIÇÃO
CUIDADO PARA QUE SUA IDEIA NÃO FIQUE COESA
COMENTÁRIO:
Um texto bem estruturado possui pelo menos quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Procure estruturar melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas. Cuidado com a repetição de palavras pois empobrece o texto. Seja mais crítico. Leia mais e diversifique seu conhecimento sobre o tema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |