Acidentes de trânsito vêm se tornando cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Motoristas alcoolizados, drogados e sonolentos tiram a vida de milhares de pessoas inocentes. A cada dia, aumentam mais o número de vítimas desse tipo de violência e nenhuma atitude por parte do governo é tomada. Mas o que realmente se deve fazer para que esta situação se reverta?
Primeiramente, o governo deve começar pela base de todos os problemas: as auto-escolas. Muitas vezes elas não estão preparadas e equipadas para ensinar o aluno a dirigir e acabam formando péssimos motoristas. Cabe aos governantes, portanto, fiscalizar e tomar as devidas providências para que estas escolas sejam fechadas e nunca mais retornem a funcionar.
As leis devem ser mais rígidas e aplicadas de forma correta, pois são através delas que o motorista é pressionado a seguir as regras de conduta nas estradas, ruas, etc. Mas para que isto ocorra, deve haver também um maior número de guardas qualificados para que essas leis sejam rigorosamente seguidas.
Por último, mas não menos importante, os programas preventivos. Eles são muito importantes, pois através deles os pedestres são informados sobre regras e medidas que devem ser tomadas no trânsito.
É somente com a união de todos esses fatores que o trânsito pode se tornar um lugar menos violento e mais seguro de se locomover. Portanto, cada um de nós deve rever os seus e respeitar tanto os pedestres quanto os motoristas.
Comentários do corretor
AUTOESCOLAS
COMENTÁRIO
Leia atentamente a coletânea sugerida em nossa proposta. Se for necessário, busque outras informações em outras fontes e amplie seu conhecimento sobre o tema. Faça uma análise crítica da problemática e deixe sua opinião de maneira clara, coesa e persuasiva. Leia mais! Saia do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |