Com a crescente popularização dos automóveis, temos uma superinflação no número dos mesmos em várias cidades brasileiras, e com ele, a violência no trânsito. Um problema que pode ser resolvido se todos cooperarem e se respeitarem.
De acordo com a legislação de trânsito, “os veículos maiores protegem os menores”, ou seja, carros devem respeitar motos e bicicletas e vice-versa. Mas isso infelizmente não ocorre. O porquê? Temos muitos maus motoristas e poucos que se prontificam a cumprir a legislação.
Se todos se prontificassem a cumprir o que manda a lei, teríamos um trânsito com muito menos violência. É claro que alguma violência sempre ocorre, e por motivos diversos, mas a porcentagem de acidentes diminuiria drasticamente. Um exemplo disso foi o acidente que ocorreu no dia 25 de fevereiro no Rio Grande do Sul, no qual um motorista atropelou alguns ciclistas que faziam um passeio por lá. Se esse motorista tivesse respeitado o passeio, não haveria pessoas machucadas nem ressentimentos.
Com o demasiado crescimento do número de automóveis, exercer a paciência já não é uma questão de escolha, deveria ser matéria obrigatória nas autoescolas. Uma melhor perspectiva no trânsito na hora da direção melhora tanto o desempenho do motorista como do trânsito em si.
Portanto, se todos cumprirem com seu papel e melhorarem sua perspectiva no trânsito devemos ter, em alguns anos, uma melhoria significativa na vida de todos os brasileiros que dirigem e que participam ativamente deste mesmo meio.
Comentários do corretor
USE “POR QUE” SEPARADO EM PERGUNTAS
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
COMENTÁRIO:
Procure ler a coletânea antes de iniciar a sua produção e amplie seu conhecimento sobre o tema. Procure trabalhar melhor a linguagem do seu texto. Cuidado com termos e expressões coloquiais. Leia mais! Seja mais crítico e persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |