O aumento crescente e constante nos índices de agressões e mortes no trânsito é exorbitante. Cada vez mais tomamos conhecimento do quão perigoso esta o trânsito ultimamente. Embriaguez, estresse e intolerância são algumas das principais causas. Mas será que existe algum tipo de solução?
Devemos nos fazer algumas perguntas: Todas as pessoas estão aptas a dirigir? A única coisa que uma pessoa precisa para ter a carteira de motorista é saber dirigir, ou deveriam ser levados em conta outros fatores? Uma pessoa que dirige bem não é, em todos os casos, um motorista consciente. Quem dirige não só deve aprender significados de placas e regras de direção, mas também deve saber exercitar a tolerância e calma.
O mais assustador em tudo isso é que estamos nos habituando com essa situação, não ficamos mais perplexos diante de notícias sobre a violência no trânsito. Essa acomodação é muito perigosa e deve ser combatida, afinal ninguém esta incólume.
Há, portanto, a necessidade de discutir sobre o tema, analisando suas causas e buscando soluções para que o respeito para com o outro prevaleça.
Comentários do corretor
ATENTE-SE À DIFERENÇA ENTRE “ESTÁ” E “ESTA”
APÓS DOIS PONTOS, INICIE COM LETRA MINÚSCULA
CUIDADO COM GENERALIZAÇÕES
DESENVOLVA ESSA IDEIA. DÊ SUGESTÕES
QUAIS?
COMENTÁRIO
Procure trabalhar melhor as suas ideias. Desenvolva-as de maneira convincente, realista e condizente com a realidade brasileira. Seja mais crítico. Deixe clara a sua opinião sobre o tema. Leia sempre e diversifique seu conhecimento sobre o tema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |