A violência no trânsito tem solução, porém é necessário fazer uma revolução na formação dos condutores e incluir no currículo escolar uma disciplina com esse objetivo.
O conceito de revolução está relacionado a uma mudança total de uma estrutura. Com isso, e diante das inúmeras mortes provocadas por acidentes automobilísticos no Brasil há quem defenda a extinção do atual modelo de atuação do Estado na forma de tratar à problemática e defenda uma mudança drástica da forma como a questão é tratada.
Dessa maneira, torna-se inevitável apontar a formação dos condutores, ou melhor, de todos os envolvidos no assunto: pedestres, autoridades e motoristas, como um dos fatores responsáveis pela violência. O atual modelo não é completo, pois prepara a pessoa somente para tirar a carteira de habilitação.
É necessário uma preparação continuada, ou seja, comece nas series iniciais do ensino fundamental e continue após a vida escolar prolongando-se até quando a pessoa tiver capacidade de usar as vias terrestres. Para que isso ocorra com êxito é de vital importância que se inclua no currículo escolar uma disciplina que trate do assunto e contribua realmente para formação de todos os agentes que estão envolvidos na questão, ou seja, todos os cidadãos.
Portanto, é preciso modificar completamente a maneira como é realizado a formação das pessoas que usam as vias. Diante disso, será de grande valia o papel da educação, pois através dela conseguirá uma verdadeira revolução e, consequentemente, diminuirá a violência do trânsito brasileiro.
Comentários do corretor
REPETIÇÃO
ACENTUAÇÃO
CUIDADO COM A COESÃO
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
REVISE COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A CRASE
COMENTÁRIO
Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção. Amplie seu conhecimento sobre o tema e exponha diferentes realidades que complementem suas ideias. Cuidado com a repetição de ideias. O tema abre caminhos para diversas discussões. Seja mais crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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