No dia 25 de fevereiro deste ano, as imagens de um atropelamento chocaram o país. Mais de 100 ciclistas faziam um passeio, em Porto Alegre, pelo uso de bicicletas no trânsito, quando foram atropelados por um motorista que seguia em alta velocidade. O impacto e a repercurssão do assunto foram imprescindíveis. Mas, dados revelam que o trânsito se tornou o principal fator causador de mortes no mundo.
Segundo dados da OMS, o trânsito é a principal causa de mortes de homens de faixa etária entre 15 e 44 anos, revelando que este mata mais que a AIDS, problemas cardíacos e até mesmo o câncer. A situação, porém, pode ser revertida, colocando o assunto em foco, analisando suas causas e as graves consequências.
O uso do álcool e a velocidade excessiva são as principais causas de acidentes e mortes no trânsito. Além da agressividade, do despreparo e do desprezo às regras, pontos desencadeadores de grande parte da violência no trânsito.
Diante da complexidade do assunto, é possível inferir a tamanha necessidade de ações que apaziguem a questão do tráfego urbano. A realização de palestras em espaços sociais, o trabalho envolvendo o autocontrole e a paciência são alguns dos caminhos essenciais que podem nos destinar à sensibilização da comunidade, à paz e à segurança no trânsito.
Comentários do corretor
ORTOGRAFIA
INCOERENTE
SIGNIFICADO
COMENTÁRIO
Procure mais informações para enriquecer a sua produção e sair do senso comum. Dê argumentos mais consistentes e coerentes com a realidade. Procure ser menos expositivo e mais crítico. Ouse! Dê sua opinião de forma persuasiva! Leia sempre.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |