Faltam bons exemplos. - Banco de redações


Violência: lado a lado com o trânsito

Enviada em: 07/03/2011

Status:

Corrigida
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Os índices de morte no trânsito são alarmantes, o que gera muita preocupação e gastos públicos, e não é para menos, em um país em que o crescimento anual desponta e os índices de educação superam a expectativa nos últimos anos, parece que temos um paradoxo, mesmo com tanto crescimento ainda temos que nos preocupar com problemas primários como os de acidentes em feriados e finais de semana, grande parte por imprudência, um número significativo deles com atos violentos.

anos medidas são tomadas para evitar mortes no trânsito, uma das mais significativas é o uso obrigatório do cinto de segurança e mais recentemente o uso obrigatório de cadeirinha para crianças se acomodarem no banco detrás e também não é recente as campanhas de conscientização, não obstante, muitas vidas levadas pela violência e no trânsito, vÁrias, se não a maioria, por motivos torpes. No ano passado um homem mata outro em frente a sua família por ter arrancado o espelho retrovisor de seu carro, isso é reflexo de uma sociedade pressionada, talvez pela obrigação de trabalhar e sustentar uma família ou talvez por ter tido muitos sonhos frustrados, porém nada disso justifica tirar a vida de alguém nem agir de maneira injustificável como foi o caso do atropelamento de ciclistas em Porto Alegre.

Mais de onde vem tamanha violência? Fica fácil responder se levarmos em consideração que os próprios pais não dão bons exemplos aos filhos, muitos saem para levar o filho na escola e xingam outros motoristas, passam o sinal vermelho, não respeitam as regras de trânsito muito menos os pedestres e meios de transporte menores, como as bicicletas, e se perguntados o por quê, respondem que estão com pressa. A própria auto-escola não conscientiza e nem fala sobre respeito, e também seria hipocrisia, como pregar respeito se no primeiro dia de aula em muitas auto-escolas de São Paulo é oferecido à compra da habilitação. Dirigir no Brasil não tem o seu devido valor, tampouco é levado a sério pelo condutor e muitas vezes pelas autoridades, os exames feitos, principalmente o psicotécnico são muitas vezes burlados. Com certeza saem as ruas muitas pessoas sem condições psíquicas de conduzir um veiculo.

Na Alemanha dirigir é muito sério, se faz auto-escola por seis meses, e os alunos passam por testes rigorosos, e o psicotécnico é o mais importante. Podemos sim evitar muitas mortes tomando medidas de segurança, porém para acabar com a violência no trânsito precisaremos de um trabalho á longo prazo de conscientização em todas as faixas etárias, um trabalho que inclua as auto-escolas e que valorize o ato de dirigir.

Enquanto não houver um trabalho serio em torno da emissão de habilitação, enquanto for de praxe burlar os exames da auto-escola, enquanto ninguém der o bom exemplo, sairão as ruas mais e mais pessoas incapazes de dirigir com controle psicológico, se não houver conscientização em todas as camadas e idades, será cada vez mais difícil evitar atos violentos no trânsito.

Comentários do corretor


ORTOGRAFIA

APÓS O DESTAQUE, USE PONTO FINAL. SÓ DEPOIS CONTINUE SEU RACIOCÍNIO

REVISE COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A CRASE

NESTE CASO “POR QUÊ” É JUNTO. REVISE AS VARIAÇÕES DO “PORQUE”

APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

CUIDADO COM A COESÃO

CUIDADO COM A INCOERÊNCIA

CUIDADO COM A LINGUAGEM

OBSERVE O TAMANHO DE SEU PERÍODO. FICA CONFUSO. ISSO ACONTECE EM OUTRAS PARTES DO TEXTO

COMENTÁRIO

Procure estruturar melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas. Use ponto final para separar as ideias, de maneira que fiquem claras, coesas e coerentes. Procure dar argumentos mais fortes, reais. Saia do senso comum. Se for necessário, busque outras informações em outras fontes e amplie seu conhecimento sobre o tema. Leia mais!

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente