Usar a consciência para operar mudanças - Banco de redações


Violência: lado a lado com o trânsito

Enviada em: 15/03/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos em uma sociedade em que os meios de comunicação tal como internet, jornais e televisão, nos mantem informados a todo o momento, sendo que em sua grande maioria são noticias trágicas, tal como as de violência no trânsito, que nos deixam transtornados e indignados com a irresponsabilidade de alguns motoristas.

Estima se que cerca de trinta e cinco mil pessoas morram em acidentes no trânsito por ano, dos quais segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas 10% são gerados em decorrência de falhas no carro ou a más condições das estradas, devendo-se o restante a causas ocasionadas a partir a partir de quebra de leis de trânsito, como alcoolização excesso de velocidade, dentre outras

Levando-se em consideração que em grande parte destes 90% estão envolvidos nos acidentes não apenas os culpados, mas também pessoas inocentes podemos configurá-los como um ato de violência, uma vez que essa se caracteriza por um dano a uma pessoa, ser vivo ou objeto.

O ultimo caso de violência no trânsito que gerou grande polêmica, ocorreu e Porto Alegre no Rio Grande Do Sul, no meio de um passeio pelo uso de bicicletas no trânsito, onde um motorista alegando legítima defesa, dizendo que tinham ciclistas que queriam linchá-lo, atropelou vários desses, que ficaram gravemente feridos. O motorista respondera por homicídio culposo e duplamente qualificado.

Fazendo-se uma comparação com os Estados Unidos, um americano quando se depara com um quebra molas em nosso país nos tornamos um motivo de chacota, uma vez em que em seu país não se usa desse artifício para se controlar o excesso de velocidade.

Não podemos jogar a culpa total no governo, mas também não devemos isentá-lo de sua responsabilidade na melhoria das estradas e em maiores fiscalizações em relação às leis de trânsito. Contudo os grandes responsáveis por estas tragédias no trânsito são os motoristas irresponsáveis que ingerem álcool, e quebram estas leis.

O Brasil gasta milhões de reais por ano em acidentes no trânsito, dinheiro esse que poderia está sendo investido em alimentação, saúde, educação e etc.

Para a diminuição da violência nas estradas no Brasil, torna-se necessário que os motoristas sejam mais cientes de suas responsabilidades, respeitando as leis de trânsito, e o direito de viver de quem por esta estrada também passa, e tentar resolver as adversidades que surgirem com outros motoristas da maneira mais civilizada possível. Além disso, o governo deve fazer projetos juntamente com as autoescolas, direcionados a conduta responsável no trânsito. A violência no trânsito tem solução, mas se é necessário mudanças na consciência de seus cidadãos.

Comentários do corretor


SOMENTE NÚMERO DE ZERO A DEZ SÃO ESCRITOS POR EXTENSO

USO INADEQUADO DA VÍRGULA

ACENTUAÇÃO

CONTEXTUALIZE

APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

NULO

COMENTÁRIO

Trabalhe melhor a linguagem do seu texto. Procure desenvolver melhor as suas ideias. Dê argumentos mais consistentes, críticos. Leia mais e diversifique seu conhecimento sobre o tema antes de iniciar a sua produção. Assim, seu texto se enriquecerá de informações e se tornará mais persuasivo.



Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente