Dezembro começou com um encontro entre representantes de mais de 197 países em Paris, na França, para discutir a respeito do aquecimento global, seus efeitos já devastadores - como secas históricas, derretimento de calotas polares, extinção de espécies - e o que ainda é possível fazer para tentar freá-los. A COP 21 pretende, como em edições anteriores do evento, refletir em um esforço planetário coletivo para tentar aliviar, por meio de tratados, protocolos e cartas de intenção, os impactos negativos que nós mesmos, seres humanos, temos deixado em nosso planeta como um todo, incluindo aí seus recursos naturais e sua biodiversidade. Coincidentemente, há menos de um mês o Brasil assistiu "estarrecido" ao rompimento de uma barragem de resíduos da mineradora Samarco, no município de Mariana, em Minas Gerais. Hoje a lama já devastou cidades inteiras, atravessando o estado do Espírito Santo e chegando ao oceano - e matando no caminho moradores dessas localidades e toda a biodiversidade de um dos rios mais importantes do país, o Rio Doce. A relação pouco sadia que a sociedade de consumo criou com os recursos naturais já é tema de questionamentos desde 1970. Dessas discussões nasceu o termo sustentabilidade. Hoje há mais informação a respeito circulando, graças inclusive aos avanços tecnológicos. Mas apesar de tudo isso, as agressões parecem aumentar em quantidade e impacto, as discussões e encontros diplomáticos não parecem surtir efeito prático, a consciência do problema parece não refletir na prática. Por que isso acontece? Por que todos já estão cientes das consequências ambientais e sociais do atual modelo de desenvolvimento, mas não se vê atitudes concretas para amenizá-las? Ainda há real esperança de um relacionamento menos predatório entre o homem e os recursos naturais do planeta Terra? Diante desse cenário, o Banco de Redações propõe no mês de dezembro de 2015 o tema: "Sociedade x Meio Ambiente".
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e exemplos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 25 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
O sistema de envio de redações mudou. Veja como funciona o novo Banco de Redações.
Cronograma para envio de redações:
1º período para envio: 03 a 12 de dezembro
2º período: 19 a 19 de dezembro
3º período: 21 a 26 de dezembro
Correções: a partir de 3 de janeiro
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em novembro de 2015? Acesse a correção neste link - a partir do dia 5 de dezembro.
Redações corrigidas