O mundo vive uma crise, que pode ser entendida como uma dificuldade em relação ao presente, rompimento com uma ordem estabelecida, e um estado de dúvida ou incerteza em relação ao futuro, principalmente no que diz respeito a problemas ambientais, que vêm sendo abordada abordados todos (os) anos na mídia, nas escolas, nas reuniões entre chefes de Estado e entrou entre outros setores, mas que não vem sendo solucionados, e(,) sim, agravados.
Os problemas inerentes ao ambiente, vêm aumentando desde da Revolução Industrial, quando a economia sobrepõe-se se sobrepôes a à natureza, fazendo a sede do progresso ser superior ao desejo de preservação. Um exemplo disso, foi o Protocolo de Kyoto, que visava reduzir as emissões de gases poluentes, responsáveis pelo aumento do efeito estufa, causando o aquecimento global,(.) no entanto, o Estados Unidos, o país com mais capacidade econômica recusou as proposta, alegando que essas medidas iriam prejudicar as indústriais.
Um fator que contribuiu para (o) aumento dos impactos ambientais é (a) falta de educação ambiental, embora em alguns países isso possa ter melhorado, a maior parte do mundo ainda sofre com este problema, principalmente em países em via de desenvolvimento.
Além disso(,) a sensação de impotência das ações individuais mediante á esse transtorno contribui para uma banalização do discurso de sustentabilidade, já que pesquisas evidenciam (que) mais da metade dos impactos ambientais é proveniente de indústrias e da agricultura, fazendo as pessoas pensarem que elas não são capazes de solucionar esse problema.
Contudo, é necessário um trabalho conjunto em nível mundial para solucionar essa causa questão, todos os cidadãos e os governos de cada estado implantando ações para que se tenha uma melhoria na educação ambiental e que de fato a sustentabilidade ocorra, (.) mas(,) como diz Marina Silva, a sustentabilidade não é fazer, é ser. Pois apesar da preservação ser extramente importante, é necessário necessitamos dos recursos naturais para se sobreviver, mas não ultrapassando os limites, para não deixar o habitat dos seres vivos morrer.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, usando exemplos pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |