Estocolmo, Eco 92, Rio+20, e COP 21 são exemplos de conferências ambientais que tentam harmonizar a sociedade e o meio ambiente. Entretanto, tal harmonia se encontra limitada pela falta de ética dos indivíduos(,) que os mantêm distantes da responsabilidade social. Dessa forma, entender as causas que levam a à ausência de posicionamento e efetivas conclusões na relação sociedade de consumo com mundo natural faz-se necessária necessário.
Em uma sociedade cada vez mais hedonista e consumista, no na qual a busca pelo bem-estar e progresso material é levada como prioridade, é natural que uma vítima seja explorada na sustentação de tal pensamento capitalista- essa, infelizmente, é a natureza. Nesse contexto, a frase de Hobbes se adequada à situação perfeitamente, na medida em que o homem do século XXI está sofrendo os dados danos de ser seu próprio lobo. Assim, os frutos de tamanha desarmonia se tornam mais evidentes quando a busca por soluções são visadas posteriormente aos desastres já ocasionados, confirmando o porquê de inexistirem atitudes concretas por pessoas que se dizem conscientes dos problemas ambientais.
Nesse sentido, a maior necessidade, como disse Marina Silva, é “refazer o eixo do conceito de civilização”. De fato, quando laços que abrigam o pensamento hedonista, consumista e capitalista são desfeitos(,) surge uma busca por valores básicos advindos da moral que são primados de uma civilização equilibrada. Dessa maneira, a sociedade se colocará como agente na luta e fiscalização por uma sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Fica evidente, portanto, que a irresponsabilidade social está ocasionando um desequilíbrio entre sociedade e ambiente. Para tanto, o governo deve criar leis mais efetivas na punição e controle de exploração a natureza, além de incentivar a prevenção de desastres por meio da criação de órgãos específicos na fiscalização. O indivíduo, também, pode se autopoliciar quanto à excessiva adesão ao consumo e sua promoção como forma de “sociedade desenvolvida”, sendo, desse modo, socialmente ativo e responsável. Ademais, a escola deve promover um maior ensino do padrão justo e ético, por meio de palestras e feiras culturais, que resgatem o verdadeiro conceito de sociedade harmônica.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |