Sociedade x Meio Ambiente = Falta de responsabilidade - Banco de redações


Sociedade x Meio Ambiente

Enviada em: 11/12/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Estocolmo, Eco 92, Rio+20, e COP 21 são exemplos de conferências ambientais que tentam harmonizar a sociedade e o meio ambiente. Entretanto, tal harmonia se encontra limitada pela falta de ética dos indivíduos(,) que os mantêm distantes da responsabilidade social. Dessa forma, entender as causas que levam a à ausência de posicionamento e efetivas conclusões na relação sociedade de consumo com mundo natural faz-se necessária necessário.

Em uma sociedade cada vez mais hedonista e consumista, no na qual a busca pelo bem-estar e progresso material é levada como prioridade, é natural que uma vítima seja explorada na sustentação de tal pensamento capitalista- essa, infelizmente, é a natureza. Nesse contexto, a frase de Hobbes se adequada à situação perfeitamente, na medida em que o homem do século XXI está sofrendo os dados danos de ser seu próprio lobo. Assim, os frutos de tamanha desarmonia se tornam mais evidentes quando a busca por soluções são visadas posteriormente aos desastres já ocasionados, confirmando o porquê de inexistirem atitudes concretas por pessoas que se dizem conscientes dos problemas ambientais.

Nesse sentido, a maior necessidade, como disse Marina Silva, é “refazer o eixo do conceito de civilização”. De fato, quando laços que abrigam o pensamento hedonista, consumista e capitalista são desfeitos(,) surge uma busca por valores básicos advindos da moral que são primados de uma civilização equilibrada. Dessa maneira, a sociedade se colocará como agente na luta e fiscalização por uma sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Fica evidente, portanto, que a irresponsabilidade social está ocasionando um desequilíbrio entre sociedade e ambiente. Para tanto, o governo deve criar leis mais efetivas na punição e controle de exploração a natureza, além de incentivar a prevenção de desastres por meio da criação de órgãos específicos na fiscalização. O indivíduo, também, pode se autopoliciar quanto à excessiva adesão ao consumo e sua promoção como forma de “sociedade desenvolvida”, sendo, desse modo, socialmente ativo e responsável. Ademais, a escola deve promover um maior ensino do padrão justo e ético, por meio de palestras e feiras culturais, que resgatem o verdadeiro conceito de sociedade harmônica.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente