Do latim, "sustentares", a palavra sustentabilidade ganhou destaque durante essem ano em razão à da conferência de Paris. Nesta, líderes de diversos países(,) como Barack Obama, buscavam discutir algo que o mundo parece ter esquecido: as consequências das mudanças ambientais.
Entretanto, enquanto nações do primeiro mundo aplicam o lema do capitalismo, consumir e transformar o espaço, populações ribeirinhas como a pequena comunidade nas ilhas das Maldivas sofrem com reações da natureza.
Nesse interím, a tese do sociólogo Zygmund Bauman parece se concretizar: as coisas são tão superficiais e as pessoas são tão imediatistas que elas preferem destruir o próprio lugar onde vivem.
A não aceitação das mudanças climáticas demonstra que o homem, enquanto ser atuante na sociedade(,) está despreparado para as catástrofes que atingem o mundo todo, o que demonstra as consequências de todo o mal que a espécie Homo Sapiens tem causado ao planeta Terra.
A partir do exposto, fica evidente que é preciso acreditar na mudança de pensamento da sociedade para que as próximas gerações sofram menos os impactos decorrente de hoje. Além disso(,) é necessário que o governo incentive, cumpra e fiscalize as metas afirmadas na conferência e siga os conselhos escritos na encíclica do Papa Francisco para que(,) assim(,) seja possível projetar um futuro melhor daqui alguns anos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |