Neste mês, se realiza a COP 21, a conferência da ONU sobre o clima.Vários países se reuniram para discutir a criação de medidas que possam evitar o aumento da temperatura na Terra.Tal reunião acontece em meio a um contexto de devastação natural.No Brasil, toda a população presencia o maior desastre ambiental ocorrido em território nacional.O rompimento da barragem da mineradora Samarco, que liberou um "mar" de lama, destruiu mais de 700 Km de civilização e meio ambiente.Diante desta situação, a sociedade, de modo geral, precisa repensar a sua pegada ecológica.
O desenvolvimento sustentável foi proposto pela primeira vez em 1972 na Conferência de Estocolmo. Posteriormente, foi criado o Protocolo de Kyoto, que concedia às nações créditos de carbono.No Rio de Janeiro, o mundo assistiu a RIO+20.Esses eventos buscavam solucionar o efeito estufa, a degradação da natureza, o esgotamento de matéria-prima e etc.Entretanto, desde a década de 70 estes processos predatórios se intensificaram.
Com a primeira Revolução Industrial, os parâmetros de produção se modificaram.O Fordismo e o Taylorismo induziram os trabalhadores a maximizar os lucros.A energia que movia as locomotivas era obtida através da queima de carvão mineral.Para movimentar aquele crescente sistema mecanizado foram necessárias grandes quantidades de recursos naturais.
Hoje, o capitalismo influência influencia a atitude de famílias.A mídia e os meios de comunicação pregam para a sociedade a necessidade de seguir as tendências e de consumir.Esse consumismo alimenta um relacionamento mais predatório com o planeta.A era dos descartáveis e da obsolescência programada contribui para a poluição da natureza e da mente humana.
Portanto,é preciso ocorrer uma mudança de paradigmas sociais.Ao invés de comprar desenfreadamente(,) a população deve reutilizar e reciclar.As grandes transnacionais necessitam rever as suas ações e colocar em prática os seus projetos ambientais.Os métodos de ensino solucionariam o dilema se promovessem uma aprendizagem sustentável, porque a base de um país é a educação.E(,) por fim, o homem precisa sair de seu universo digital das redes sociais e interagir com a natureza, pois a emoção(,) a espiritualidade e o instinto se perdem sem ela.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com referências interessantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |