Relativo à Na relação entre a sociedade e o meio ambiente, é possível destacar tanto aspectos positivos como negativos. Se por um lado, o homem utiliza a tecnologia para preservar a natureza; (,)por outro, desde os primórdios da revolução industrial, a ideia de desenvolvimento econômico sobressai diante dos danos causados ao meio ambiente.
A tecnologia, que se perpetuou como uma inimiga da natureza, é uma ferramenta utilizada pelo ser humano para proteger a mesma. A Era digital fornece recursos que aprimoram os métodos de fiscalização, controle e prevenção ambiental, além disso contribui para a reciclagem e despoluição de rios e mares. Vale também ressaltar que existem meios tecnológicos que disseminam, com grande velocidade, campanhas de conscientização ambiental e que fornecem conteúdos com dicas para tornar o mundo mais sustentável, como a internet.
Entretanto, desde as origens da revolução industrial, a meta do desenvolvimento econômico se destaca diante dos impactos negativos que o mesmo causa na natureza. A valorização do crescimento da economia fica nítida devido a à intensificação das atividades mineradoras, da extração e queima de combustíveis fósseis, da poluição e do desperdício dos recursos hídricos e da emissão de gases causadores do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. A Mata Atlântica, por exemplo, perdeu boa parte do território por causa da ambição e irresponsabilidade do homem.
Sendo assim, é necessário que a sociedade pratique atos sustentáveis e que disseminem, por meio das redes sociais, o conceito de sustentabilidade e a sua importância. Além disso, é vital que o governo incentive, por meio de multa, a redução na emissão de gases, na queima e extração de combustíveis fósseis e no desperdício dos recursos hídricos. Proporcionando(,) assim(,) um equilíbrio entre o crescimento da economia e a preservação da flora e da fauna.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à objetividade.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível aprofundar ainda mais a discussão sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |