Diante de um quadro de instabilidade econômica e de previsão de queda no crescimento econômico do país - de acordo com o índice conhecido como PIB (Produto Interno Bruto) - muitas famílias brasileiras estão "apertando os cintos" para fazer as despesas caberem no orçamento. A tarefa pode ser difícil, especialmente depois do país experimentar uma melhora na renda per capita na última década e de acompanhar o crescimento da chamada "nova classe C", formada por uma parcela da população que, pela primeira vez, teve dinheiro sobrando para consumir bens ou serviços que não são considerados essenciais. A família é tida como o primeiro núcleo econômico direto de um individuo, e a economia referente a esse núcleo é conhecida como economia doméstica. Com a macroeconomia do país a passos lentos, as famílias precisam ficar em alerta para que a economia doméstica se mantenha saudável, evitando o endividamento, que pode causar outros problemas, inclusive de saúde, como stress, ansiedade, entre outros. Como manter a saúde financeira da família? Como equilibrar as finanças e fazer o orçamento render, contando com possíveis imprevistos? O Banco de Redações propõe no mês de novembro o tema: "Economia doméstica em tempos de crise". Lembre-se de contextualizar o leitor acerca do tema e sugerir possíveis soluções para o desafio.
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e exemplos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 25 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
O sistema de envio de redações mudou. Veja como funciona o novo Banco de Redações.
Cronograma para envio de redações:
1º período para envio: 03 a 08 de novembro
2º período: 11 a 15 de novembro
3º período: 17 a 25 de novembro
Correções: a partir de 5 de dezembro
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em outubro de 2015? Acesse a correção neste link!
Redações corrigidas