Senado Ambiental? - Banco de redações


Sociedade x Meio Ambiente

Enviada em: 08/12/2015

Status:

Corrigida
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                Outro dia(,) numa grande emissora de televisão tinha uma propaganda de presunto, onde: “o cliente pergunta ao açougueiro:" qual a diferença entre uma marca e outra?" o O mesmo respondeu: "aquele carro amarelo tem diferença do branco?" E, o cliente respondeu, (:) "sim!”. Esta cena, pode ser  transportada para o jogo político, social e ambiental.

                O Direito brasileiro tem seus pilares baseados no Direito romano e adaptados à realidade brasileira. Um ato do juiz de direito, por exemplo: (,) o “rito sumário” se aplica às pessoas, seres humanos limitados a poucos anos de existência enquanto, uma empresa que fará exploração mineral  irá causar impacto por milênios.  O Senado deve tomar muito cuidado em transportar a idéia de “rito sumário” para coisas de longa duração(,) para evitar prejuízos maiores à sociedade .

                A considerada maior tragédia ambiental do Brasil na cidade de Mariana-MG causou comoção nacional, apenas do povo! Porque a presidente apareceu uma semana depois e no ar, onde enquanto todos queriam ajudar os desabrigados(,) que em certo ponto até recusaram ajuda.  O jornal, a televisão, a internet noticiavam  diariamente a situação da cidade e para onde a lama estava indo e o Senado, “para ajudar” (quer dizer(,) atrapalhar), 20 dias após a tragédia aprovou um projeto para acelerar a liberação de licenças ambientais.  Quando a polícia prende um senador todos se espantam, por quê?

                Será que algum político assiste televisão?  Será que sabe a diferença entre pessoas e coisas da natureza?   Onde está a sensibilidade?   A importação de conhecimento como o Direito pode gerar muitos erros, como comparar coisas de natureza diferentes: pessoas com mineradoras.   Apenas o conhecimento jurídico não basta! para Para garantir um trabalho satisfatório é preciso conceder licenças após estudos comprovadamente eficientes.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, mas falta um pouco de coesão no raciocínio. Procure desenvolvê-lo de uma forma mais linear.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente