A sociedade enfrenta há muito tempo, problemas ambientais que estão cada vez mais se intensificando, com o passar dos anos, consequências de atos impensáveis, mas o que fazer para amenizar o problema? O que na verdade falta para o ser humano aprender a valorizar o meio ambiente?
Ultimamente a tragédia ocorrida no município de Mariana, em Minas Gerais, tem sido motivo de muitas discussões, (.) o rompimento da barrragem gerou diversas dúvidas do porquê desse rompimento, (.) uma causa muito lógica, é(,) de fato, o descuido do ser humano com a natureza, essa foi uma resposta que ela encontrou para esse descuidos. O termo "meio ambiente" é motivo de muitas polêmicas, o ser humano não aprendeu a cuidar dos bens naturais, proporcionados pela natureza, mesmo ouvindo e tendo o conhecimento de como cuidar da mesma, muitas vezes não faz nada, além de prejudicá-la cada vez mais.
Tendo em vista os fatos já mencionados, o ser humano tem que não só aprender mais sobre o assunto, mas também colocar suas ideias em prática, (;) muito pouco servirá ficar só na teoria, é preciso agir, (.) autoridades governamentais em geral têm que falar mais sobre o assunto, criar mais maneiras de amenizar o problema, perceber o quão grave é essa questão, assim como pôr em prática atitudes pensadas(.) ainda é possível haver uma grande melhora do problema, o que resultará num maior bem, de toda a população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coesão frasal e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, um pouco superficial. Procure aprofundar um pouco mais a discussão do assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |