Desde os primórdios o homem buscou interferir no meio ambiente para torná-lo mais adequado a à sua sobrevivência como espécie. Percursos de rios foram redirecionados; rochas explodidas para facilitar o pavimento de estradas; construção de casas em faixas litorâneas e ribeirinhas, etc. Como o homem obteve sucesso na maioria das intervenções, surgiu a crença de que a natureza estava a sua disposição para ser constantemente modificada.
Com o advento da revolução industrial(,) o homem deixou as áreas rurais e o entendimento de si como parte de um ecossistema ficou adormecido. Na atualidade, a desconexão faz as fêmeas de nossa espécie ficarem chocadas quando são instadas a refletir sobre o fato de que seu período reprodutivo é determinado pelo ciclo de vida biológico e não por seu desenho de plano de carreira.
Nos últimos trinta anos, o homem voltou seus olhos novamente para o meio ambiente e sobre para a urgência na diminuição da emissão de carbono. A retórica não virou ainda uma realidade, talvez, por se tratar de um tema pouco pacificado entre os povos dos diferentes países envolvidos e que traz como contra-argumento a possibilidade de que as tais catástrofes naturais que se preveem nem se confirmem.
Há também quem veja a mudança climática como um novo nicho econômico, já que(,) ao se concretizar(,) afundaria cidades que terão que ser reconstruídas. Algo que faz muitos pensarem em projetos pós desastres climáticos ao invés de focar os esforços em pressionar os governos para uma atitude que evite de todo modo essas catástrofes alardeadas.
Diante disso, talvez fosse mais produtivo convencer a humanidade na da urgência da preservação do meio ambiente devido as às mazelas já visíveis hoje. Por exemplo, enfatizar o inadmissível que é a nação chinesa fechar fábricas e escolas(,) como fez no presente mês em virtude da poluição do ar só deixar a visibilidade de 200 metros a olho nú. Mudar a ideia de progressivo progresso baseado em P.I.B. e consumo para a que privilegie I.D.H, faz mais sentido, como metodologia pró planeta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e de preposições e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |