O rompimento da barragem de resíduos da mineradora Samarco, no município de Mariana, Minas Gerais, é o exemplo mais recente do impacto negativo que as ações humanas podem causar no meio ambiente. No entanto, debates sobre a interação Homem-Natureza acontecem desde meados da década de 1970, e o que se vê é que até hoje não se encontrou foram encontradas medidas concretas para amenizar as agressões, as quais parecem aumentar cada vez mais em quantidade e impacto.
Vale ressaltar, de início, que o relacionamento predatório entre o Homem e os recursos naturais se iniciou no momento em que este deixou de pensar apenas na própria sobrevivência, abandonando o modelo de gestão coletiva dos bens, e passou a buscar destaque entre os demais indivíduos, tomando para si a natureza. Dessa forma, surgiu o acúmulo de bens, a propriedade privada e a divisão dos indivíduos de acordo com a quantidade de posses.
Mais tarde, com a adesão praticamente mundial do ao capitalismo e a à globalização, o consumismo ganhou proporções inimagináveis, o que, consequentemente, alavancou a exploração dos recursos naturais. Esse processo, inicialmente visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida, passou a gerar impactos tão devastadores que deu início a questionamentos a respeito do risco à sobrevivência da Terra e aos próprios seres humanos. Entretanto, algumas nações e indivíduos preferem olhar sob a ótica do pragmatismo, não dando tanta importância aos problemas decorrentes deste modelo econômico que tanta vantagem os proporciona, resultando, portanto, na ineficácia de discussões e acordos, como o Protocolo de Kyoto e as COPs, por exemplo.
Logo, enquanto o Homem não deixar de lado a ganância e o egoísmo em prol do futuro do planeta, o meio ambiente cada vez mais será prejudicado, colocando em risco a continuidade da vida na Terra. Faz-se verdadeira, portanto, a máxima de Albert Schweitzer: “Vivemos em uma época perigosa, o homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo.”
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à regência e à concordância verbais.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |