A contradição existente nas relações Homem-Natureza pode ser observada nos inúmeros casos de destruição do meio ambiente, que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos. Essa relação prejudica ambos os lados, trazendo sérios riscos à sobrevivência.
Recentemente, houve um dos maiores desastres ambientais que já ocorreram no Brasil: o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração, no município de Mariana, em Minas Gerais.
Esse e outros desastres possuem certas características em comum. Suas consequências afetam diretamente ou indiretamente a população, ecossistemas são destruídos e a biodiversidade é colocada em risco.
Assim, foi organizado em Paris a COP 21, um evento que pretendia reunir um esforço coletivo para tentar aliviar os impactos negativos que o ser humano causa aos recursos naturais e à natureza.
As atitudes dos ser humano devem ser repensadas, antes que acidentes ambientais ainda piores aconteçam. É preciso garantir a sustentabilidade, ou seja, satisfazer as necessidades da geração presente, sem prejudicar as necessidades das gerações futuras. Só assim, sociedade e meio ambiente entrarão em uma relação de equilíbrio.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto não extrapola o senso comum sobre o assunto. Procure desenvolver uma discussão mais crítica e aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |