A conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas nasceu no Brasil, no Rio de Janeiro em 1992, (.) desde lá então houve várias conferências, (.) em 1997(,) em Quioto no Japão, fizeram o protocolo de Quioto, e assim a cada reunião anual, eles discutem um novo tema para tentar estabelecer uma ordem sobre como cuidar das consequências causadas pelo efeito estufa e aquecimento global.
Desde 1992, várias reuniões e discussões sobre esse tema foram feitas, mas, nada relevante nem medidas foram tomadas para conter a devastação do planeta. (,) Pois, cuidar do ecossistema requer desacelerar um pouco a economia, e isso é impensável para as grandes potências mundiais. China(,) a maior poluidora(,) e Estados Unidos(,) a segunda o o segundo maior,não querem parar de poluir para não parar de crescer. E com isso, os Países mais pobres, e mais isolados são quem mais sofrem as consequências com a mudança do clima.
Enchentes, seca, neve, terremoto, tsunami e tufão(,) que hoje acontecem com mais frequência, são a prova mais contundente (de) que é preciso ajudar a natureza a se regenerá regenerar, (.) ou o homem salva o planeta, ou morrerá junto com ele toda a humanidade, (;) a natureza pede ajuda. É hora de parar de conversar e partir para a ação. O efeito estufa acabou (com) a proteção natural da Terra. Os rios e mares (estão) poluídos, (o) desmatamento (está) acabando com as florestas.
Só com a união e a força de todos os países, será possível desacelerar essa devastação. Reflorestamento urgente, limpeza dos rios e mares, combustível de energia limpa, esquecer o petróleo e seus derivados (pois) já temos tecnologia para isso.Bens de consumo mais duráveis, acabar com essa onda de descartáveis, Se cada cidadão do planeta cultivar os hábitos dos ativistas ambientais, e ajudar o planeta(,) com toda certeza, a humanidade ganha essa guerra, é preciso querer fazer um amanhã mais puro e mais seguro,para a Terra e os terráqueos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão frasal, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um pouco mais a argumentação, com exemplos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |