Principais dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem

Veja algumas dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem, que avalia conhecimentos linguísticos, literários e artísticos.
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste texto, você encontrará as principais dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem, que vão ajudar você a se preparar para uma prova que exige concentração e capacidade de leitura. Ela é composta por 45 questões que analisam os seus conhecimentos linguísticos, literários, artísticos, de educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A maior parte das questões dessa prova está relacionada à interpretação de textos literários e não literários, verbais e não verbais. Dada a quantidade de textos para leitura, é essencial que o(a) candidato(a) organize o seu tempo de forma a escrever a redação no início da prova e fazer sua revisão no final do exame.

Leia também: Quais são as 5 competências cobradas na redação do Enem?

Tópicos deste artigo

Como é a prova de linguagens, códigos e redação no Enem?

A prova de linguagens, códigos e redação no Enem apresenta 45 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As cinco primeiras questões são de língua estrangeira (inglês ou espanhol). As 40 restantes, de língua portuguesa, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Todas as questões apresentam textos verbais e/ou não verbais, pois o objetivo principal é avaliar a capacidade de leitura do(a) candidato(a). No entanto, ler é mais do que apenas decifrar códigos. A leitura é um processo que envolve o saber linguístico do(a) leitor(a), seu conhecimento de mundo, além de sua capacidade de contextualização.

Portanto, a prova avalia se o(a) candidato(a):

  • consegue ter um entendimento amplo acerca do texto lido;

  • possui conhecimentos linguísticos ou gramaticais;

  • tem bom repertório para fazer relações extratextuais;

  • é capaz de perceber o contexto de produção do texto;

  • conhece as especificidades de um texto literário;

  • dispõe de noções estéticas para avaliar obras artísticas;

  • está consciente da importância da educação física;

  • está devidamente inserido na cultura digital;

  • apresenta capacidade crítica e de interpretação.

Por sua vez, a redação deve ser escrita à tinta preta e ter, no máximo, 30 linhas. Porém, a redação vai receber nota zero se tiver menos de oito linhas, fugir ao tema, não ser do tipo de texto dissertativo-argumentativo, ter parte do texto desconectada propositalmente do tema proposto ou apresentar identificação pessoal no espaço destinado ao texto.

Para ajudar o(a) candidato(a), a proposta de redação é acompanhada de textos motivadores. Porém, nenhuma parte deles deve ser copiada. Se isso acontecer, as linhas configuradas como cópia são desconsideradas na contagem de linhas da redação. O texto também deve apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Quais são os assuntos de linguagens, códigos e redação que mais caem no Enem?

O assunto que mais cai na prova de linguagens e códigos e do Enem é a leitura e interpretação de textos. Na sequência, estrutura textual e análise do discurso é o segundo tema mais cobrado no exame. Na sequência, leitura e arte é o terceiro tema mais cobrado.

Além desses temas, são cobrados os seguintes assuntos:

As questões de inglês mais recorrentes se referem à leitura e interpretação de textos. Na sequência: domínio lexical, além de análise e interpretação de poemas e canções. Já nas questões de espanhol, a leitura e interpretação de textos também está em primeiro lugar, antes de semântica e domínio lexical, seguidos pela identificação da função do texto.

A leitura e a interpretação de textos também são cobradas na redação do Enem, que costuma abordar problemas sociais cotidianos, como pode ser observado nos seguintes temas de redação de provas do Enem de anos anteriores:

  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)

  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)

  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil (2019)

  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (Enem 2020 — impresso)

  • O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem 2020 — digital)

  • Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021)

Veja também: Cinco dicas para melhorar sua interpretação de texto

Dicas para fazer a prova de linguagens, códigos e redação do Enem

  • Faça primeiro a redação para que você possa ter a chance de reler seu texto no final e perceber eventuais erros.

  • Reserve de 30 a 45 cinco minutos no fim da prova para escrever o texto definitivo da redação na folha reservada para isso.

  • Faça uma leitura atenta dos textos das questões, marcando as partes que você acha mais relevantes ou de difícil compreensão. A ideia é você não ter que ler todo o texto mais de uma vez.

  • Fique atento(a) a detalhes no enunciado e nas alternativas; às vezes, o significado de uma palavra pode indicar que certa alternativa está incorreta.

  • Não perca tempo com questões que você considere muito difíceis, marque uma das alternativas e siga em frente. Se sobrar tempo, volte depois a elas.

  • Você precisa organizar seu tempo, nesta sequência: redação (produção do texto), questões, preenchimento do gabarito e redação (revisão e escrita definitiva).

  • No dia anterior à prova, descanse, faça coisas divertidas, não cometa excessos na alimentação e durma bem.

Como são as questões de linguagens, códigos e redação no Enem?

Como dissemos anteriormente, a interpretação de texto é o mais importante nas questões de linguagens, códigos e redação no Enem. Desse modo, conhecimentos linguísticos, literários ou artísticos auxiliam na interpretação textual. No entanto, pode acontecer de a questão exigir de você um conhecimento específico.

A seguir, vamos analisar algumas questões da prova de 2020:

  • Questão 1:

Cartaz do filme “Que horas ela volta?”.

Disponível em: www.globofilmes.globo.com. Acesso em: 13 dez. 2017 (adaptado).

A frase, título do filme, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros. Essa estrutura caracteriza-se pelo(a)

A) uso de uma marcação temporal.

B) imprecisão do referente de pessoa.

C) organização interrogativa da frase.

D) utilização de um verbo de ação.

E) apagamento de uma preposição.

Resolução e análise da questão 1:

Alternativa E

Essa questão apresenta texto verbal e não verbal. Explora a variedade linguística, de forma a verificar se o(a) candidato(a) consegue diferenciar a norma culta da variedade coloquial. Além disso, há também uma valorização da variação linguística brasileira. Porém, para responder corretamente à questão, é necessário ter conhecimento gramatical e saber que tal frase deve ser iniciada com uma preposição: “A que horas ela volta?”.

Afinal, se respondemos a essa pergunta, usamos preposição, como é exigido pela norma culta: “à uma hora”, “às duas horas” etc. Portanto, nada mais justo que tal preposição esteja também na pergunta. Porém, há contextos formais e informais, e o filme pretende reproduzir a linguagem popular, por isso seu título está sem preposição.

  • Questão 2:

O ouro do século 21

Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais, chamados de terras-raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta. Chamados por muitos de “ouro do século 21”, “elementos do futuro” ou “vitaminas da indústria”, eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua exploração.

SILVEIRA, E. Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

As aspas sinalizam expressões metafóricas empregadas intencionalmente pelo autor do texto para

A) imprimir um tom irônico à reportagem.

B) incorporar citações de especialistas à reportagem.

C) atribuir maior valor aos metais, objeto da reportagem.

D) esclarecer termos científicos empregados na reportagem.

E) marcar a apropriação de termos de outra ciência pela reportagem.

Resolução e análise da questão 2:

Alternativa C

Agora temos um texto verbal e não literário. Portanto, com linguagem mais objetiva. No entanto, isso não impede que ele apresente expressões metafóricas, as quais se referem aos metais mencionados no texto. Nesse caso, o(a) candidato(a) deve perceber qual é a intenção do enunciador ao destacar essas expressões.

Assim, “ouro do século 21”, “elementos do futuro” e “vitaminas da indústria” não são expressões irônicas, já que o enunciador apenas reproduz comparações feitas por outras pessoas a que ele se refere como “muitos”. Portanto, não é possível afirmar que são declarações de especialistas ou que elas explicam os nomes dos metais.

O(a) leitor(a) precisa saber que a metáfora, uma figura de linguagem, realiza uma comparação. Consequentemente, os metais de que trata a reportagem são valorizados ao serem comparados a “ouro”, “elementos do futuro” e “vitaminas da indústria”. É importante ressaltar que o enunciado já diz para que estão sendo usadas as aspas e quer saber a intenção do autor ao utilizar expressões metafóricas.

  • Questão 3:

Uma das mais contundentes críticas ao discurso da aptidão física relacionada à saúde está no caráter eminentemente individual de suas propostas, o que serve para obscurecer outros determinantes da saúde. Ou seja, costuma-se apresentar o indivíduo como o problema e a mudança do estilo de vida como a solução. Argumenta-se ainda que o movimento da aptidão física relacionada à saúde considera a existência de uma cultura homogênea na qual todos seriam livres para escolher seus estilos de vida, o que não condiz com a realidade. O fato é que vivemos numa sociedade dividida em classes sociais, na qual nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável. Há desigualdades estruturais com raízes políticas, econômicas e sociais que dificultam a adoção desses estilos de vida.

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).

Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida

A) constrói a ideia de que a mudança individual de hábitos promove a saúde.

B) considera a homogeneidade da escolha de hábitos saudáveis pelos indivíduos.

C) reforça a necessidade de solucionar os problemas de saúde da sociedade com a prática de exercícios.

D) problematiza a organização social e seu impacto na mudança de hábitos dos indivíduos.

E) reproduz a noção de que a melhoria da aptidão física pela prática de exercícios promove a saúde.

Resolução e análise da questão 3:

Alternativa D

Esse texto verbal e não literário traz um conteúdo referente à educação física. É esperado que o(a) candidato(a) seja capaz de perceber nele a relação feita entre saúde e estilos de vida, atrelada a questões sociais, indicadas na conclusão do texto: “vivemos numa sociedade dividida em classes sociais”, “nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável”, há “desigualdades [...] que dificultam a adoção desses estilos de vida”.

Saiba mais: Seis maneiras de estudar para o Enem pela internet

  • Questão 4:

Obra de Joseph Kosuth, constituída por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”

KOSUTH, J. One and Three Chairs. Museu Reina Sofia, Espanha, 1965. Disponível em: www.museoreinasofia.es. Acesso em: 4 jun. 2018 (adaptado).

A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte

A) não é a realidade, mas uma representação dela.

B) fundamenta-se na repetição, construindo variações.

C) não se define, pois depende da interpretação do fruidor.

D) resiste ao tempo, beneficiada por múltiplas formas de registro.

E) redesenha a verdade, aproximando-se das definições lexicais.

Resolução e análise da questão 4:

Alternativa A

Essa questão avalia o conhecimento artístico do(a) candidato(a). Ela apresenta uma obra de arte, que mescla texto verbal e não verbal. Para ajudar, o enunciado informa o que é a obra e diz que ela “revela o paradoxo entre verdade e imitação”. Afinal, a arte “não é a realidade, mas a representação dela” (conceito basilar no estudo de artes). Assim, todas as alternativas que não apresentam uma relação com a ideia de que a obra “revela o paradoxo entre verdade e imitação” são falsas.

  • Questão 5:

Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma — usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2012.

Nessa petição da pitoresca personagem do romance de Lima Barreto, o uso da norma-padrão justifica-se pela

A) situação social de enunciação representada.

B) divergência teórica entre gramáticos e literatos.

C) pouca representatividade das línguas indígenas.

D) atitude irônica diante da língua dos colonizadores.

E) tentativa de solicitação do documento demandado.

Resolução e análise da questão 5:

Alternativa A.

O texto dessa questão é um texto literário. É um trecho do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, do autor pré-modernista Lima Barreto. No entanto, a questão busca avaliar, além da capacidade de o(a) candidato(a) ler e compreender um texto literário, o seu conhecimento sobre os gêneros textuais e sua contextualização.

É preciso, portanto, identificar a intenção do narrador ao usar a norma-padrão da língua portuguesa. Desse modo, o conhecimento literário se junta ao conhecimento gramatical do(a) candidato(a). Por ser uma petição ao Congresso Nacional, a formalidade desse gênero de texto exige o uso da norma culta, de acordo com a “situação social de enunciação representada”.

  • Questão 6:

Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2.000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme. O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta “detido?” logo após a palavra procurada.

Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).

O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a)

A) agilidade dos softwares.

B) passar dos anos.

C) linguagem.

D) preconceito.

E) educação.

Resolução e análise da questão 6:

Alternativa D

O texto verbal traz um conteúdo relacionado às tecnologias de informação e comunicação. E exige que o(a) candidato(a) perceba a relação feita entre o uso dessas tecnologias e o preconceito racial e de gênero existente na sociedade.

Créditos de imagem

[1] Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock

 

Por Warley Souza
Professor de Literatura

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Principais dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem


A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
10 dicas para caprichar na caligrafia da Redação do Enem
O Brasil Escola listou 10 dicas de caligrafia para caprichar na Redação do Enem. Confira!
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
As 5 competências avaliadas na redação do Enem
A redação do Enem avalia cinco competências. Você sabe quais são elas? Descubra e siga essas...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Citação na redação do Enem
Saiba como fazer citação na redação do Enem e entenda a importância do mecanismo de linguagem...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Coerência textual na redação do Enem
A coerência textual na redação do Enem: Clique e estude com mais uma dica de redação do...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Coesão textual na redação do Enem
A coesão textual na redação do Enem: Clique e confira dicas para uma redação nota 1.000!
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como é a redação do Enem
Aprenda como fazer a redação do Enem. Conheça as características da redação do Enem, sua...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como estudar Inglês para o Enem?
Escolheu Inglês no Enem? Veja as dicas que vão te ajudar na hora da prova.
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como estudar Linguagens e Códigos para o Enem?
Literatura e Língua Portuguesa no Enem: saiba como estudar Linguagens e Códigos para o Exame...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como fazer a redação do Enem sem saber nada sobre o tema
É possível fazer uma boa redação para o Enem sem saber nada sobre o tema. Confira essas dicas...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como fazer uma redação nota 1000 no Enem
Veja algumas dicas para fazer uma redação nota 1000 no Enem, que é a pontuação máxima nesta...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como interpretar textos no Enem?
Dificuldades com a interpretação textual? Acompanhe nossas dicas e saiba como interpretar textos...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Como não ferir os direitos humanos na redação do Enem
Fique ligado para não desrespeitar os direitos humanos na redação do Enem. Incitação ao ódio,...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Competência 1 da redação do Enem e os erros mais comuns
Veja os principais erros cometidos pelos candidatos na competência 1 da redação do Enem
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Confira 5 dicas de Espanhol para se dar bem na prova de língua estrangeira do Enem
Veja 5 dicas que irão te auxiliar a acertar as questões de espanhol no Enem
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Conteúdos de espanhol que mais caem no Enem
Venha conferir quais são os conteúdos de espanhol que mais caem no Enem e fique ainda mais...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Conteúdos de Literatura que mais caem no Enem: quais são eles?
Clique aqui, saiba quais são os conteúdos de Literatura que mais caem no Enem e veja um exemplo...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Correção da Redação no Enem
Redação nota mil: Entenda alguns aspectos importantes sobre a correção da Redação no Enem.
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dez dicas para a redação do Enem
As dicas de Redação para o Enem do Vestibular Brasil Escola podem deixá-lo(a) mais perto da nota...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dica sobre o hipertexto no Enem
Quer entender como o advento da internet influenciou os processos de leitura e escrita de textos?...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dicas de inglês para o Enem
Não deixe o inglês diminuir suas chances de ingressar na universidade. Confira nossas dicas para...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dicas de Literatura para o Enem
Enem e Literatura Brasileira: Confira valiosas dicas de Literatura para o Enem.
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dicas para acertar o tema da redação do Enem
Veja no Brasil Escola como acertar o tema da redação do Enem! A redação do Enem deixa os...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dicas para melhorar a argumentação no Enem
Neste artigo preparamos algumas dicas para que você possa melhorar sua argumentação na prova de...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Dicas para uma redação nota mil no Enem
Saiba como trabalhar as competências da redação do Enem para tirar nota mil na produção...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Figuras de linguagem no Enem
Arrase na prova de Linguagens e Códigos! Clique e saiba mais sobre as figuras de linguagem no Enem!
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Funções da linguagem no Enem
Quer saber mais sobre os elementos da comunicação? Clique e acompanhe nossa dica sobre funções...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Gêneros textuais no Enem
Como estudar gêneros textuais no Enem? Clique e confira mais uma dica para a prova de Linguagens e...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Gramática no Enem
Gramática no Enem: Clique e saiba como estudar os conceitos gramaticais para a prova de Linguagens...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Língua Portuguesa no Enem – Parte I
A Língua Portuguesa no Enem encontra-se intrinsecamente relacionada à leitura e à...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Língua Portuguesa no Enem – Parte II
A Língua Portuguesa no Enem prima não apenas pela decodificação de símbolos, mas também pela...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Literatura e escritores no Enem
Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira estão entre os mais requisitados escritores no Enem....
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Literatura no Enem
A Literatura no Enem pauta-se pela análise do texto literário, tendo em vista as relações entre...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Modernismo no Enem
O Modernismo no Enem: Saiba mais sobre a primeira fase modernista e sua emblemática Semana de Arte...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Motivos que zeram e anulam a redação do Enem
Já parou para pensar no que você não deve fazer na redação do Enem? Confira agora os motivos...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Movimentos literários no Enem
Movimentos literários no Enem: Veja como podem ser cobradas as escolas literárias brasileiras no...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Norma culta e norma popular no Enem
Os diferentes registros da língua portuguesa: Acompanhe uma superdica sobre norma culta e norma...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Principais livros que caem no Enem - saiba como se preparar
Confira quais livros e autores que costumam cair nas provas do Enem. Prepare-se para o Enem com...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Questões mais complexas da prova de Língua Portuguesa do Enem 2016
Veja as duas questões mais complexas de Língua Portuguesa do Enem 2016 para que você possa...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Redação no Enem – Parte I
A redação no Enem precisa, antes de tudo, de uma boa articulação de ideias mediante a...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Redação no Enem – Parte II
A Redação no Enem integra uma das partes relacionadas à prova de Linguagens, Códigos e...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Redações nota 1000 no Enem 2016
Confira algumas redações que alcançaram nota máxima no Enem 2016.
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Temas de Redação que já caíram no Enem
Veja todos os temas das redações do Enem desde 1998. Saiba quais temas têm mais chance de...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Textos artísticos no Enem
Textos artísticos no Enem: Clique e acompanhe uma superdica para a prova de Linguagens e Códigos!
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Textos jornalísticos no Enem
Leia este artigo a respeito dos textos jornalísticos e prepare-se para realizar as questões...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Textos literários no Enem
Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio: Veja uma importante dica para compreender e analisar...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Tudo sobre a proposta de intervenção da redação do Enem
Saiba o que é a proposta de intervenção da redação do Enem. Descubra o que essa proposta deve...
A prova de linguagens, códigos e redação do Enem ocorre no primeiro dia do exame. [1]
Variedades linguísticas no Enem
Saiba mais sobre linguagem e cultura: leia nossa dica sobre variedades linguísticas no Enem!